terça-feira, 4 de setembro de 2012

"Meu Semba, teu Samba" com Abel Duërë


"MEU SEMBA, TEU SAMBA", almeja ampliar o cultivo do Patrimônio Histórico Imaterial, que é o SAMBA.

 A origem do Samba ainda é uma controvérsia. 
Para muitos historiadores veio de Angola, nasceu do Semba, mas, para intelectuais angolanos como Amadeu Amorim e Liceu Vieira Dias, este ritmo que contagiou a atmosfera terrestre, veio do Brasil. Os fundadores do Grupo Ngola Ritmos, garantem que o SEMBA foi inspirado no SAMBA. 

O ciclo de ida e volta; as cantigas de roda que os escravos vindos de Angola trouxeram para o Brasil, inspiraram o SAMBA, onde tempos mais tarde, criou-se em Angola o SEMBA. 

Abel Duere, angolano radicado no Brasil, representa a cultura afro-brasileira com sua música e história de vida. Sua banda é formada por ex combatentes angolanos e músicos brasileiros, fez uma mistura audaciosa e criativa num caldeirão de ritmos e melodias que vão do reggae ao progressivo passando pelo regional, associando a cultura musical de dois países (Brasil x Angola). 

Abel é respeitado pela qualidade musical em suas canções e querido por seus compatriotas pelo engajamento às causas dos direitos humanos de Angola e do mundo, sentimento retratado em suas composições. Seu show mostra a familiaridade do samba brasileiro com os ritmos angolanos semba e kuduro. 

O projeto é reconhecido nacionalmente e aprovado pelo MinC 02 vezes em 2010 e 2011. Patrocinado por Furnas Eletrobrás, Abel cruzou o oceano para abrilhantar o "I Brazilian Day Portugal 2011", em Lisboa onde 20 mil pessoas foram contagiadas pelo ritmo da música Afro-brasileira. Representou a diversidade Cultural em 2011 no Criança Esperança da TV Globo.



Nenhum comentário: