terça-feira, 4 de setembro de 2012

Gabriel Grossi




Gabriel Grossi é considerado atualmente um dos maiores representantes da harmônica no mundo. Desenvolve caminhos inusitados para a inserção de seu instrumento no rico universo da música brasileira. Assim, tem sido bastante solicitado para realizar gravações e shows no Brasil e no exterior ao lado de grandes nomes da música como: Chico Buarque, Ivan Lins, Leila Pinheiro, João Donato, Dave Matthews, Guinga, Lenine, Djavan, Milton Nascimento, Dominguinhos, Maria Bethânia, Ney Matogrosso entre outros, além de Hermeto Pascoal, uma de suas grandes influências.

Com cinco discos lançados, Gabriel recebeu as melhores críticas do público e de especialistas. Seu disco de estréia, "Diz que fui por aí" (Delira Música), recebeu elogios tanto em relação à original concepção musical quanto ao trabalho de composição e arranjos. Lançou também o álbum Afinidade (Biscoito Fino) em duo com o grande violonista Marco Pereira, projeto altamente elogiado pela crítica, do mesmo modo que seu terceiro cd chamado Arapuca (Delira Música), inspirado no universo do forró, onde mostra que é possível aliar a tradição da música instrumental com o gosto popular pelo ritmo dançante e vibrante do ritmo nordestino.

Em 2009 formou seu trio com os instrumentistas Guilherme Ribeiro (piano) e Sergio Machado (bateria). Com essa formação gravou o cd Horizonte (Delira Música). Este álbum foi preparado durante uma turnê que realizou com o consagrado trombonista Raul de Souza e nele homenageia grandes mestres do sopro brasileiro, que inclui além de Raul, Maurício Einhorn e Paulo Moura. 

No ano passado lançou em duo com o premiado guitarrista Diego Figueiredo o cd Zibididi, álbum composto exclusivamente por temas autorais. 

Apesar de jovem, Gabriel tem uma trajetória extensa. Além de carreira solo bem estabelecida dentro e fora do país e de todas as gravações e participações em apresentações com os mais variados nomes da música mundial, é, desde 2005, integrante do Hamilton de Holanda Quinteto, conjunto vencedor do prêmio Tim 2007 como melhor grupo de música instrumental brasileiro e finalista do Grammy Latino por duas vezes consecutivas. Destacou-se também em importantes trabalhos, tais como o que realizou ao lado do saudoso clarinetista Paulo Moura, com quem atuou de 2003 até seu falecimento em 2010, e das cantoras Zélia Duncan e Beth Carvalho, com as quais gravou cds e dvds.  

Gabriel Grossi realiza com freqüência turnês pelo Brasil e exterior.

Como instrumentista e também compositor arranca elogios de dois dos maiores representantes da harmônica mundial. Toots Thielemans o cita como um dos maiores gaitistas da atualidade e comenta: "Fiquei muito impressionado com Gabriel Grossi, é um gaitista que toca com enorme facilidade, um músico de grande explosão. Também fiquei admirado com suas composições e seu domínio da linguagem brasileira". Mauricio Einhorn, seu ex-professor, também comenta: "É um gaitista espetacular, um músico de forte personalidade movido por uma enorme paixão pela gaita e pela música, me encho de orgulho em ter participado deste brilhante cd (Diz que fui por aí)".


Nenhum comentário: