terça-feira, 4 de setembro de 2012

"Mario Moita, Uma noite em Portugal" com Mario Moita

"Mario Moita - Fado ao – Uma noite em Portugal”



A Marina de ideias Produções apresenta o show “Mario Moita - Fado ao piano – Uma noite em Portugal”. Um concerto solo ao piano com o apoio de imagens "ilustrativas," apresentadas em data show.

O Fado, normalmente apelidado de canção triste, é desmistificado pelo músico português Mário Moita como uma canção romântica e alegre.

Mário Moita recupera a tradição do Fado ao Piano.  Depois de ter passado 13 anos como pianista do Castelo de Estremoz 1995-2007, rumou pelo Mundo para levar o nosso Fado às principais feiras de música mundiais, festivais etc.

O Espetáculo pretende ser uma viagem musical iniciando nas modinhas de D. João VI e entrando nos Fados ao Piano de 1870 terminado com Fados tradicionais e autorais. Ao abrir o espetáculo, surge a Modinha ha! Nerina (1780-1800), que já nos fala em Saudade, essa palavra tão Portuguesa.  Seguir-se-à   exemplificação dos fados tradicionais menor, corrido e mouraria., coo o inicio do fado, chegando  ºá tradiçao de 1870 do fado ao piano. Tocar-se-á um Fado escrito para Piano de 1870 (Fado Muller). Iniciando-se depois uma viagem a Portugal passando pelos fados de  Lisboa, de Coimbra (Fados  Serestas) e também por muitos Fados Autorais. Explicando o autor que é da opinião que existem Fados Românticos e Alegres em Portugal, dando exemplos e colocando o público também a cantar eles. deu-nos uma nova dimensão do seu talento, cruzando sonoridades, e abrindo caminho para um reportório mais vasto, onde cabe o tradicional mas também a inovação

O estilo repousa nas velhas conhecidas Cantigas de Amor, de Amigo, de Mal-Dizer e de Escárnio, ícones da literatura portuguesa medieval. Os textos dos poetas lusos alicerçaram as canções e baladas que, posteriormente, tiveram continuidade no Fado, patrimônio cultural de Portugal. O Fado ao Piano surgiu em Lisboa por volta de 1870. Segundo Mario Moita, “essa música saiu das vielas – zonas pobres da capital portuguesa – para os Palácios, onde os senhores tocavam modinhas e músicas clássicas; o desejo de quererem tocar o Fado ao Piano fez surgiram as primeiras partituras para o piano, daí nascendo o estilo, que teve o seu auge em 1900”. Moita, nascido em 1971 em Reguengos de Mansarez, estudou piano na Academia de Música Eborence e formou-se em Engenharia na Universidade de Évora.

Nenhum comentário: