terça-feira, 4 de novembro de 2008

Bibbdi Bobbdi Boo - Bruno Vilela




Exposição Fotográfica


Em Breve no Rio de Janeiro

Bruno Vilela ou era uma vez Branca de Neve e outras sonsas por Marcia Tiburi


Bruno, o caçador, com sua câmera, realizou o sonho da madrasta. Alguém um dia finalmente cumpriria a sentença: matar Branca de Neve. Salvou as meninas do seu destino de bobas.
A heroína bela e branca, submissa e sonsa, pertence definitivamente ao “era uma vez”. A imagem técnica que nasceu com a fotografia nos tempos em que Branca de Neve pertencia à imaginação à serviço da moral, vem, hoje, nos salvar do mito, acabando de vez com o imaginário de redenção para a bonitinha que se salva porque escravizada e se escraviza por ser a bonitinha. As outras: Chapeuzinho, Alice, e quem mais estiver por perto, vão junto.
Bruno Vilela talvez não imagine a revolução que acaba de promover. Vilém Flusser, autor da Filosofia da Caixa Preta, afirmou que o fotógrafo é sempre um caçador. Não podemos desperdiçar a analogia entre caçador e fotógrafo diante do trabalho que vemos aqui. Sua arma, a câmera fotográfica, confirma o elo entre imaginário e real, entre a produção da imagem e a forma como mulheres poderão ver a si mesmas de agora em diante. O feminismo agradece. Mais que ele, todos os que sabem o poder que a produção da imagem tem na construção das subjetividades. É um soco no estômago do espetáculo. Bruno Vilela acabou com o mito da bonitinha que, para permanecer viva precisa de um homem, seja ele um grupo de anões que exploram sua capacidade para o trabalho doméstico, seja o príncipe que acolhe a beleza morta no seu programa de casamento.
Quem terá a coragem de contar às crianças a historinha das boas moças, das heroínas órfãs, da submissa à maldade da madrasta que nega a maternidade e se entrega à vaidade, da que perde temporariamente o único lugar que almejou na vida, o de princesa, para depois recuperá-lo na grandiloqüência da condição de esposa e rainha, a que vive pelo efeito mágico do casamento, da que é salva pelos animaizinhos da floresta, pelo grupo de anões generosos e assustados, da que se entrega à romantização, da que desconhece os perigos da floresta, da que não sabe o que pode o lobo?
Quem terá coragem de contar que o caçador cansou de seu papel piedoso, que o guarda-costas das meigas não quer mais saber de mentiras, de uma imaginação que serve à ideologias? A caça das heroínas é em favor de uma outra realidade.
E agora, será que Bruno pagará caro por este escancarar sem piedade estas verdades diante de nossos olhos que não querem ver?

Marcia Tiburi é graduada em filosofia e artes doutora em filosofia e participante do programa Saia Justa, do canal GNT.

terça-feira, 21 de outubro de 2008

Programa Oi de Patrocínios Culturais Incentivados

Programa Oi de Patrocínios Culturais Incentivados
O Programa Oi de Patrocínios culturais incentivados está presente em vários estados brasileiros, levando cultura a muitas pessoas.
A Oi valoriza iniciativas que tenham conceitos como identidade, acesso, desenvolvimento, expressão e inovação.
IDENTIDADE
As diversidades regionais. A valorização de talentos e sotaques. A cultura como retrato do Brasil.
ACESSO
Formação de novas platéias. Agenda cultural para todos. A cultura como conquista da cidadania.
DESENVOLVIMENTO
Geração de renda e novas oportunidades de mercado.Formação de profissionais e artistas. A cultura como fomento.
EXPRESSÃO
Linguagens artísticas plurais. Intercâmbio de idéias. A cultura como liberdade.
INOVAÇÃO
Convergência de novas tecnologias. Atitude. A cultura como poder transformador.
Envie seu projeto preenchendo o formulário. Os resultados da seleção estarão disponíveis no primeiro trimestre de 2009.
Os valores a serem investidos em cada projeto serão informados posteriormente aos proponentes selecionados.
Os projetos terão a confirmação do patrocínio condicionada à apresentação do certificado/aprovação válidos nas leis de incentivo à cultura federal e/ou estadual e/ou municipal.

PROGRAMA PETROBRAS CULTURAL 2008/2009

O ministro da Cultura, Juca Ferreira, participa do lançamento do Programa Petrobras Cultural 2008/2009 (PPC), nesta terça-feira, 14 de outubro, às 9h30, no Salão de Eventos do Museu de Arte Moderna (Av. Infante Dom Henrique 85 – Parque do Flamengo), no Rio de Janeiro. Também participam da solenidade o presidente da Petrobras, José Sergio Gabrielli e o gerente executivo de Comunicação da Petrobras, Wilson Santarosa.
A primeira seleção pública, de uma série de três, será para o setor de Produção e Difusão e as inscrições começam no dia 15 de outubro. Em maio de 2009, será a vez do setor de Preservação e Memória, e de Formação (Educação para as Artes).
O objetivo da iniciativa é financiar projetos culturais e artísticos para estimular a realização de ações de interesse público; consolidar o trabalho de resgate, recuperação e organização do acervo material e imaterial da cultura brasileira; contribuir para a formação de públicos, talentos e técnicos para o setor; estimular a reflexão sobre a cultura e o pensamento brasileiros e contribuir para uma melhoria do quadro geral da cultura nacional e para a afirmação da cultura como direito social básico do cidadão.
Novidades e Acordo MinC/Petrobras
Com o acordo de Cooperação Técnica Ministério da Cultura - Petrobras e de entendimentos com a Agência Nacional do Cinema (Ancine), instituição vinculada ao MinC, o PPC 2008/2009 exigirá a prévia inscrição na Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet) apenas para os projetos de produção de longa-metragem (produção em mídia digital e 35 mm, e difusão).
Nas outras áreas foi criada uma etapa intermediária, em que o MinC analisará os projetos finalistas sob os requisitos da Lei Rouanet, antes que eles sejam submetidos ao Conselho Petrobras Cultural, responsável pelo resultado final.
A partir desta edição os proponentes poderão acompanhar o status de seus projetos no endereço eletrônico do PPC, durante todo o processo de seleção, e também foi criado o setor de Cultura Digital. Esse setor traz duas áreas de seleção pública: Apoio ao aprimoramento de websites culturais brasileiros já existentes e Festivais e eventos de artes eletrônicas e cultura digital.
O segmento de Artes Cênicas abrangerá também o Circo com a criação de uma nova área de seleção pública, voltada para a manutenção de grupos, companhias de circo e trupes circenses’, ao lado das já existentes, para o Teatro e a Dança.
Para o setor de música foi agregado a seleção pública voltada para circulação de shows/concertos de música brasileira; a incorporação de Festivais de Música (até 2007 um edital externo ao PPC, patrocinado pela Petrobras) e a seleção voltada para a ‘Gravação e Circulação de Música com Disponibilização na Internet’, ao lado do incentivo à gravação para CD, já existente e que sofreu ajustes em sua proposta, detalhados no Regulamento.

http://www.hotsitespetrobras.com.br/ppc/index.html

sexta-feira, 5 de setembro de 2008

Juca Ferreira tira o bode da sala

5 de Setembro de 2008
O Ministério da Cultura divulgou hoje para a imprensa nota informando que “a partir de agora, produtores culturais poderão inscrever seus projetos de forma mais simplificada no Programa Nacional de Apoio à Cultura (Pronac), da Lei Federal de Incentivo à Cultura.”
Mas o órgão apenas voltou atrás em uma série de dificuldades criadas pelo próprio MinC para tornar o mecanismo mais lento e burocrático, como estratégia para desestimular artistas e produtores a utilizá-lo e manipular a opinião pública a seu respeito, como vem apontando Cultura e Mercado desde abril deste ano.
E agora promete realizar uma série de discussões públicas para justificar mudanças na Lei.
Acompanhe o texto do release distribuído hoje para a Imprensa:
Foi publicada nesta sexta-feira, dia 5 de setembro, no Diário Oficial da União, a Portaria nº 54 (Seção 1, pgs 22 e 23), assinada pelo ministro da Cultura, Juca Ferreira, revogando a atual portaria que dita regras para a entrada de projetos na Lei Rouanet.
Com essa medida, o ministro desburocratiza as inscrições de projetos e permite mais agilidade nos trâmites da Lei nº 8.313/91.
A nova portaria elimina exigências desnecessárias como, por exemplo, a apresentação de documentos de cessão de direitos autorais no ato da inscrição de projetos culturais.
Agora, será necessária a apresentação apenas da carta de anuência do proprietário ou detentor de direitos.
“A cessão de direitos autorais demanda tempo e implica em custos.
Então, não faz sentido cobrarmos esse documento no protocolo de projetos, mas somente depois, já durante a sua execução”, explica o ministro Juca Ferreira.
Outra mudança significativa é o fato de que, no ato da inscrição de projetos, não serão mais exigidos os termos de anuência dos artistas ou grupos culturais envolvidos com a proposta. “Agora, pediremos apenas a ficha técnica e o currículo do diretor e dos artistas ou grupos culturais que se apresentarão”, informa.
Também não será mais necessário o termo de compromisso com confirmação da pauta dos teatros que abrigarão os espetáculos. “Faremos essa exigência apenas quando os locais forem espaços públicos”, afirma o ministro.
Segundo Ferreira, a portaria anterior trazia obstáculos burocráticos à tramitação dos processos no Ministério da Cultura.
“Esta é uma medida de racionalização, simplificação e atendimento da demanda dos produtores. É uma medida preliminar que não nega os passos seguintes que a gente vai dar no sentido de obter mais agilidade, eficiência e qualidade no funcionamento da Lei Rouanet.”
Na segunda quinzena deste mês, será realizado os Diálogos Culturais, uma série de discussões públicas com produtores, gestores, financiadores e representantes do setor cultural para debater a proposta de reforma da Lei Rouanet elaborada pelo Ministério da Cultura.

http://www.culturaemercado.com.br/post/juca-tira-o-bode-da-sala/

Simplificação das incrições de Projetos na Lei Rouanet

Brasília - O ministro interino da Cultura, Juca Ferreira, confirmou hoje (19) a previsão de mudanças na Lei Rouanet.
Ao participar da abertura da terceira reunião ordinária do Conselho Nacional de Política Cultural (CNPC), ele destacou que a estratégia representa um processo de “modernização e simplificação” para o acesso ao financiamento cultural.
“A idéia é facilitar o acesso a esses recursos, distribuí-los por todo o Brasil sem nenhuma discriminação ou preconceito e facilitar o processo de financiamento em todas as dimensões da cultura brasileira.”
Em entrevista concedida em junho, Juca Ferreira já havia adiantado à Agência Brasil que o governo estuda a possibilidade de substituir a Lei Rouanet pelo Programa Brasileiro de Financiamento e Fomento da Cultura.
Sobre a parceria com o Ministério da Justiça, o ministro interino reforçou a relação entre cultura, segurança pública e direitos humanos.
Ele destacou que a cultura pode contribuir “para constituir uma ordem democrática no Brasil”.“
O ministro [da Justiça] Tarso Genro tem desenvolvido a idéia de que o Brasil só terá segurança, paz social e justiça com o reconhecimento e a valorização das comunidades que vivem nas periferias das grandes cidades.
Em vez de a polícia entrar atirando e gerando pânico na população, ela tem que buscar se tornar um instrumento de fortalecimento da segurança dos brasileiros.”
Na avaliação de Juca Ferreira, para isso ocorra é necessário fortalecer os próprios membros da comunidade, para que eles se sintam participantes.
“Isso é papel da educação e da cultura.”
O ministro destaca que a parceria representa “uma das mais importantes relações” que o Ministério da Cultura já estabeleceu com outras política públicas “no sentido de dar uma contribuição para a qualificação do ambiente social no Brasil.”
Ele também confirmou que, na próxima sexta-feira (22), participará de reunião com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, mas negou que sua posse esteja prevista para a mesma ocasião.
“É uma reunião que o presidente sempre tem antes de nomear um ministro.
Ele certamente vai determinar como vê a gestão do ministério.
O Palácio do Planalto é quem determina [a posse] a partir da agenda dele.
Eu serei um ministro de continuidade, então, não tem nenhum trauma essa espera pela posse.
”O ministro da Justiça, Tarso Genro, também participou da abertura da reunião do CNPC e disse que a parceria com o Ministério da Cultura é “estratégica” para a implementação da nova proposta de segurança pública no país.
Para Tarso, as ações conjuntas são importantes "particularmente no Rio de Janeiro, onde as questões culturais e de segregação social estão muito identificadas em regiões de maior perigo e de maior instabilidade na segurança.
http://www.agenciabrasil.gov.br/noticias/2008/08/19/materia.2008-08-19.7199602050/view

quarta-feira, 3 de setembro de 2008

"A VER ESTRELAS" ESTRÉIA


Nesse sábado dia 06 de setembro de 2008 estréia o espetáculo infantil "A VER ESTRELAS".

Texto e direção de João Falcão, na sala Marília Pêra, Teatro Leblon a mesma sala do
"Ensina-me a Viver".

Para quem não sabe o espetáculo já teve diversas versões e essa é a mais recente.

Produção Independente de Arlindo Lopes, Maria Siman, Fernanda de Freitas e
Primeira Página Produções .

www.primeirapaginaproducoes.com.br

Nosso Casting



Captação de Recursos e Parcerias



A Marina de idéias Produções está trabalhando na captação de recusos e parcerias para a realização da I Mostra Itinerante de Cinema Brasileiro - Olhares na Diversidade e da I Caravana de Teatro Contemporâneo Pernambucano.

Interessados em maiores informações e colaboração, envie um e-mail para contato@marinadeideiasproducoes.com.br.

AGENDA - CONCEIÇÃO - GRUPO EXPERIMENTAL

www.grupoexperimental.com

AGENDA

04 de set - 6 ENARTCI / Ipatinga - MG
10 e 11 de set - 15 Porto Alegre em Cena / Porto Alegre - RS
13 de set - Projeto Conexões /Espaço Quik / Belo Horizonte - MG
20 de set - SESC Santo André / Santo André - SP
24 de set - Projeto Devotos de Corpo e Alma / SESC Santana / São Paulo - SP
26 de set - Teatro Municipal Teotônio Vilela - Sorocaba - SP

AGENDA - DOIS PERDIDOS NUMA NOITE SUJA

http://www.perdidosnumanoitesuja.blogspot.com/

quinta-feira, 28 de agosto de 2008

NOVO MINISTRO DA CULTURA

Juca Ferreira toma posse hoje (28/08) como novo ministro da Cultura.

Será empossado hoje (28/08), no cargo de Ministro da Cultura, o sociólogo Juca Ferreira, que assumiu interinamente a pasta desde a saída de Gilberto Gil, em 31 de julho.

A cerimônia de Posse acontece às 15h, no Palácio do Planalto, com a presença do Presidente Lula da Silva.

Já a cerimônia de Transmissão de Cargo acontece às 16h30, no auditório Cássia Eller (Funarte), localizado no Eixo Monumental (Setor de Divulgação Cultural, Lote 02).

Natural de Salvador, Juca Ferreira foi militante estudantil e passou nove anos exilado no Chile, na Suécia e na França, onde se formou sociólogo, durante o regime militar brasileiro.
Ao voltar ao Brasil após a anistia, desenvolveu diversos projetos na área de cultura, como o Projeto Axé, de arte-educação para adolescentes em situação de risco social, em Salvador.
Ligado ao Partido Verde, foi Secretário de Meio Ambiente da Prefeitura de Salvador e também assessor especial da Fundação Cultural do Estado da Bahia.
Eleito duas vezes vereador em Salvador, em 1992 e 2000, Juca Ferreira foi convidado por Gilberto Gil para integrar sua equipe ministerial em 2003, ocupando o cargo de Secretário Executivo do Ministério da Cultura desde então.

Outras informações: www.cultura.gov.br/.

UP TO 3

UP TO 3
Até 10 de setembro

Abertas as inscrições para o UP TO 3 Brazilian Short Animation Exhibition Of Toronto.

A mostra de filmes de animação, que acontece entre 6 e 9 de, novembro, no Canadá, durante o Festival de Cinema Brasileiro em Toronto, está aberta para filmes de até 3 minutos voltados ao tema "Relacionamento".

As inscrições podem ser feitas até 10 de setembro.

Inscrição e outras informações: www.upto3.ca/ .

OSCAR 2009

OSCAR 2009
Até 8 de setembro

Estão abertas, até 8 de setembro, as inscrições para a seleção de filmes de longa-metragem aptos a concorrer ao prêmio de melhor filme em língua estrangeira na 81ª Premiação Anual promovida pela Academy of Motion Pictures Arts and Sciences - Oscar 2009.

Podem participar da seleção filmes lançados entre os dias 1º de outubro de 2007 e 30 de setembro de 2008.

Uma Comissão de Seleção, organizada pelo Ministério da Cultura, escolherá o filme brasileiro a ser indicado pelo pais.

O nome da produção escolhida será divulgada no dia 16 de setembro.

Regulamento e outras informações: www.cultura.gov.br/.

PROGRAMA NACIONAL DE BOLSAS DA FUNARTE

BOLSAS DE ESTÍMULO
Até 29 de setembro

Estão abertas, até 29 de setembro, as inscrições, para o Programa Nacional de Bolsas da Funarte, que vai distribuir 100 bolsas de R$ 30 mil a artistas, críticos e outros profissionais das artes em todo o território brasileiro.

Com formato inovador, o programa viabiliza a produção de obras e estudos em artes visuais, música, artes cênicas e literatura.

O programa tem o objetivo de garantir condições materiais para o desenvolvimento de projetos e possibilitar a dedicação exclusiva do bolsista, favorecendo a profissionalização do setor.

O edital prevê que todas as regiões do país sejam atendidas.

O investimento total da Funarte no programa é de R$ 3,7 milhões.

Outras informações: (81) 322405.61 ou www.funarte.gov.br/.

PRÊMIO CULTURA E SAÚDE

CULTURA E SAÚDE
Até 20 de setembro

Com o objetivo de ampliar e qualificar os processos de promoção da saúde por meio de atividades culturais, estão abertas, até 20 de setembro, as inscrições para o prêmio Cultura e Saúde.

Resultado da parceria entre os Ministérios da Saúde e da Cultura, o edital, que propõe a articulação da rede pública de atendimento à saúde com a rede de equipamentos culturais, apoiará até trinta entidades sem fins lucrativos que atuam com propostas sócio-culturais ou Pontos de Cultura que mantenham atividades com foco em ações de promoção da saúde.

Edital, inscrições e outras informações: www.cultura.gov.br/.

PRÊMIO SEBRAE MULHER

PRÊMIO SEBRAE MULHER
Estão abertas até 15 de setembro, as inscrições para o Prêmio Sebrae Mulher de Negócios 2008.

Podem candidatar-se proprietárias de micro e pequenas empresas e membros de associação ou cooperativas de pequenos negócios.

A inscrição deve ser acompanhada de redação sobre a história do negócio ou empreendimento.

Com etapas estadual, regional e nacional, a premiação visa evidenciar o espírito empreendedor da mulher brasileira e identificar boas práticas através dos relatos das mulheres, que serão usados como ferramenta educacional e de incentivo em cursos e palestras do Sebrae.

O regulamento, inscrições e outras informações: www.mulherdenegocios.sebrae.com.br/.

VITÓRIA CINE VÍDEO

VITÓRIA CINE VÍDEO
Até 19 de setembro

Estão abertas, até o dia 19 de setembro, as inscrições para a mostra competitiva de curtas, médias e vídeos para o 15º Vitória Cine Vídeo, que acontece entre de 10 e 15 de novembro, em Vitória (ES).

Serão aceitos vídeos e filmes em 16mm e 35mm (curtas e médias-metragens), com até 50 minutos de duração, finalizados a partir de 2007.

Além da mostra competitiva, a programação do festival conta com o lançamento de longas-metragens inéditos na cidade, o projeto Cinema na Praia, o 9º Festivalzinho de Cinema entre outras atividades.

Regulamento, inscrições e outras informações: www.vitoriacinevideo.com.br/.

MOSTRA CURTA FANTÁSTICO

CURTA FANTÁSTICO
Até 1º de setembro

Encerram-se no dia 1º de setembro, as inscrições para a 3ª edição da Mostra Curta Fantástico, que acontece entre os dias 11 e 16 de novembro no Centro Cultural São Paulo, Cine Favela Heliópolis e outros locais.

Podem participar diretores, produtores, distribuidores profissionais e outros aficionados pelo tema.

Só serão aceitos curtas-metragens produzidos nos últimos 36 meses, com duração de até 20 minutos.

Os trabalhos podem ter sido captados em qualquer formato com estilo ou temática considerados "fantásticos".

Regulamento, inscrições e outras informações: www.mostracurtafantastico.com.br/.

EDITAL DE CO-PRODUÇÃÕ BRASIL- PORTUGAL 2008

BRASIL-PORTUGAL

Estão abertas, até 22 de setembro, as inscrição para o Edital de Co-Produção Brasil-Portugal 2008.

Serão selecionados dois projetos de longa metragem, em regime de co-produção luso-brasileira, nos gêneros ficção, documentário ou animação, apresentados por empresa produtora brasileira na qualidade de co-produtora minoritária que detenha a titularidade de, no mínimo, 20% dos direitos patrimoniais da obra audiovisual.

Cada um dos projetos selecionados receberá da Ancine o valor equivalente em reais a US$ 150 mil.

A concessão do apoio financeiro estará condicionada à disponibilidade orçamentária da Agência.

Regulamento e outras informações: www.ancine.gov.br/.

CULTURAS POPULARES

Até 30 de agosto

Estão abertas as inscrições para o Prêmio Culturas Populares - Mestre Humberto de Maracanã, que objetiva identificar, fortalecer e divulgar as manifestações das culturas populares brasileiras, valorizando os produtores dessa arte.

O concurso integra o Programa Identidade e Diversidade Cultural - Brasil Plural, e resulta da busca pela implementação de políticas públicas para a proteção e promoção da diversidade cultural no Brasil.

Serão premiadas as iniciativas que se destacaram pelo trabalho e ações na área dos saberes das tradições das culturas populares e que tenham, dentre outros itens, favorecido as condições de reprodução, continuidade e florescimento dessas manifestações brasileiras.

Edital, inscrição e outras informações: www.cultura.gov.br/.

V EDITAL DE INCENTIVO ÀS ARTES - SECULT CEARÁ

EDITAL DE INCENTIVO

Abertas as inscrições para o V Edital de Incentivo às Artes, promovido pela Secult Ceará.

O edital, que objetiva democratizar o acesso ao Fundo Estadual de Cultura (FEC), visa beneficiar projetos nas áreas de Literatura, Artes Cênicas, Música, Artes Visuais, além de projetos dedicados ao Prêmio Alberto Nepomuceno de Música e Prêmio Chico Albuquerque de Fotografia.

Os interessados podem se inscrever até 6 de outubro. Inscrições e outras informações: www.secult.ce.gov.br/.

PROGRAMA MAIS CULTURA

Conheça o Programa Mais Cultura (PAC Social):

www.cultura.gov.br/site/2008/07/11/mais-cultura-para-o-brasil-e-o-povo-brasileiro-5/

PROGRAMADORA BRASIL

PROGRAMADORA RECEBE FILMES
Até 1º de setembro

Estão abertas, até 1º de setembro, as inscrições de filmes e vídeos para o catálogo da Programadora Brasil.

O objetivo da ação é democratizar ainda mais o processo de inclusão de títulos no programa.

O processo é aberto a obras audiovisuais de qualquer gênero, formato e ano de realização desde que tenham o Certificado de Produto Brasileiro (CPB), emitido gratuitamente pela Ancine (http://www.ancine.gov.br/).

Os títulos devem ter duração mínima de cinco minutos e máxima de 120 minutos, sendo que não serão aceitas séries realizadas para TV.

Regulamento, inscrições e outras informações: www.programadorabrasil.org.br/.

Festival Janela Internacional de Cinema do Recife

JANELA INTERNACIONAL
Inscrições abertas para o festival Janela Internacional de Cinema do Recife.
O evento, que acontece de 13 a 20 de novembro, fica com as inscrições abertas até 12 de setembro.
Para a mostra competitiva serão selecionados curtas-metragens brasileiros e estrangeiros realizados a partir de 2006.
Inscrições e outras informações:www.janeladecinema.com.br/ .

quarta-feira, 27 de agosto de 2008

Ocupação dos Espaços da Caixa em 2009 até 05 de setembro


Inscrições para projetos ocupação dos Espaços da Caixa Cultural
A CAIXA receberá de 21 de julho a 05 de setembro de 2008, projetos artísticos e culturais para ocupação dos espaços da CAIXA Cultural localizados em Brasília, Curitiba , Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo, para formação da pauta no período de janeiro a dezembro de 2009.

A CAIXA coloca à disposição dos interessados um canal direto para o esclarecimento de dúvidas provenientes deste Regulamento, por meio do telefone 0800 704 5068, com atendimento no período de 14 de julho a 05 de setembro de 2008, de segunda-feira a sexta-feira (exceto feriados), das 9h às 19h.

quarta-feira, 23 de julho de 2008

Programa Petrobras Cultural - Acordo de Cooperação Técnica com Ministério da Cultura

Acordo de Cooperação Técnica com Ministério da Cultura flexibiliza a exigência de prévia aprovação dos projetos na Lei Rouanet.

A Petrobras informa que não exigirá a prévia aprovação na Lei Rouanet, para a inscrição de projetos na próxima edição do Programa Petrobras Cultural (PPC). A exigência, que chegou a ser anunciada neste site, pôde ser flexibilizada graças a um "Acordo de Cooperação Técnica" que está sendo construído em conjunto pela Petrobras e pelo Ministério da Cultura, que integra o Conselho Petrobras Cultural desde a criação do Programa.

Apenas os projetos de longa-metragem (produção e distribuição) já deverão dispor da aprovação na Lei de Incentivo (Audiovisual) no momento da inscrição no PPC, conforme acordado com a Ancine.

O "Acordo de Cooperação Técnica Ministério da Cultura - Petrobras" cria uma etapa semifinal no processo de análise/seleção do PPC, durante a qual o MinC analisará, sob os critérios e requisitos da lei Rouanet, os projetos finalistas do PPC, conferindo (ou não) a eles a aprovação na Lei Rouanet. Essa nova etapa será inserida após o final do trabalho das comissões de seleção e antes da decisão final pelo Conselho Petrobras Cultural, que definirá os projetos vencedores e uma lista de suplentes.

Dessa forma, todos os projetos vencedores, quando anunciados, já estarão aprovados na lei de incentivo fiscal, tendo então prazo de 90 dias improrrogáveis para a apresentação da documentação exigida pela Petrobras para a contratação, sob pena de convocação de projetos suplentes (que, conforme explicado acima, também já estarão devidamente aprovados na lei de incentivo).

A Petrobras informa ainda que, partir desta edição, o PPC receberá projetos anualmente, em dois momentos distintos:

- em outubro, para as seleções públicas da linha de atuação "Produção e Difusão" (PPC Produção/Difusão);

- em abril, para as seleções públicas das linhas de atuação "Preservação e Memória" e "Formação" (PPC Memória/Formação).

Assim, a partir de 15 de outubro próximo, estarão disponíveis neste site os formulários de inscrição para as seguintes áreas de seleção pública, que comporão o PPC Produção/Difusão.

- AUDIOVISUAL: "Produção de filmes de longa-metragem em 35mm para salas de cinema", "Produção de filmes em mídia digital: curta e longa-metragem", "Produção de filmes de curta-metragem em 35 mm para salas de cinema", "Festivais de Cinema" e "Difusão de filmes de longa-metragem".

- CULTURA DIGITAL: "Apoio ao aprimoramento de websites culturais brasileiros já existentes" e "Festivais e eventos de artes eletrônicas e cultura digital".

- MÚSICA: "Gravação e circulação de música com disponibilização em CD", "Gravação e circulação de música com disponibilização na Internet”, "Circulação de shows/concertos de música brasileira" e "Festivais de Música".

- ARTES CÊNICAS: "Manutenção de grupos e companhias de teatro", "Manutenção de grupos e companhias de dança" e "Manutenção de Grupos, Companhias de Circo e Trupes Circenses".

- LITERATURA: Criação literária: ficção e poesia.
Os Regulamentos estão sendo adaptados às novas condições e serão publicados brevemente neste site.

Trailer do espetáculo "Lucio 80-30"

Trailer do espetáculo "Lucio 80-30" com Lucio Mauro, Lucio Mauro Filho, Luly Barbalho e Alexandre Barbalho

http://www.youtube.com/watch?v=NaL5sdUnJwU

Blog Olhares na Diversidade

Aqui estão os olhares na diversidade de Alessandra Alves

http://olharesnadiversidade.blogspot.com/

quinta-feira, 3 de julho de 2008

FIT 2008 - Festival Internacional de Teatro de São José do Rio Preto

Quatro estréias, sendo uma delas mundial, movimentam a programação do Festival Internacional de Teatro de São José do Rio Preto este ano. São elas: “Cordélia Brasil”, da Cena 2 Produções, “As Três Velhas”, do Teatro Pândega, “Literatura Contemporânea”, de Fernando Bonassi e “Le Retour au Désert” (O Retorno ao Deserto), da Compagnie Dramatique Parnas, da França.“Optamos pelo FIT pelo fato de o conceito do Festival ter a ver com a temática da peça, por ela falar da própria escrita e dos dilemas dos escritores da minha geração: a primeira profissionalizada e, justamente por isso, a primeira a correr o risco de ficar a mercê da indústria cultural”, explica Fernando Bonassi, autor e diretor de “Literatura Contemporânea”, de São Paulo, que se apresenta no FIT nos dias 10 e 11 de julho, no Teatro SESC.Quem faz sua estréia mundial no dia 10 é a comédia “Le Retour au Désert” (O Retorno ao Deserto), da Compagnie Dramatique Parnas, uma co-produção França/Brasil. O grupo, que conta com a direção de Catherine Marnas, é formado por atores franceses e brasileiros e se apresenta nos dias 10, 11 e 12 de julho, no Teatro "Humberto Sinibaldi Neto".A estréia de “Cordélia Brasil”, montagem da Cena 2 Produções, do Rio, pode ser vista nos dias 17, 18 e 19 de julho, no Teatro Seta. A peça mostra o triângulo amoroso entre um quadrinhista, sua mulher e um jovem de 16 anos. No elenco, a atriz Maria Padilha, conhecida do grande público.Com texto do multiartista Alejandro Jodorowsky, “As Três Velhas”, do Teatro Pândega, de São Paulo, realiza sua pró-estréia no FIT tendo no elenco a atriz Maria Alice Vergueiro, famosa por estrelar o vídeo boom na internet “Tapa na Pantera”. A peça trata da relação entre duas marquesas gêmeas, de 88 anos e sua centenária criada. Única apresentação, no dia 16 de julho, no Teatro SESC.O Festival Internacional de Teatro de São José do Rio Preto reúne peças, música, DJ’s, instalações, performances e investigações audiovisuais de sete países e oito estados brasileiros. O FIT acontece de 9 a 19 de julho.

2º Perro Loco – Festival de Cinema Universitário Latino Americano

2º Perro Loco – Festival de Cinema Universitário Latino Americano

O 2° Perro Loco recebe inscrições de filmes para a Mostra Competitiva entre os dias 21 de maio e 19 de julho. Mantendo o foco universitário, as obras inscritas no festival deverão ter sido produzidas por estudantes matriculados em instituições de ensino superior da América Latina. A curadoria do festival receberá obras em qualquer formato, com duração máxima de 30 minutos nas categorias ficção, animação e documentário. A ficha de inscrição está disponível no site do evento (www.perroloco.com.br).Além disso, os realizadores também devem enviar uma cópia de declaração de matrícula. Outro elemento importante é para casos de filmes não-legendados (português/espanhol, espanhol/português). O material enviado deve incluir uma lista de diálogos para a legendagem. Após esse processo, a Comissão de Seleção, indicada ou composta por organizadores do 2° Perro Loco, vai selecionar as obras que concorrerão na Mostra Competitiva Universitária. O resultado será divulgado no dia 25 de agosto.Os filmes classificados irão concorrer durante o festival às seguintes premiações: domínio de linguagem, experimentação de linguagem, expressão cultural, melhor documentário, melhor ficção, melhor animação, voto popular e prêmios especiais do júri. O regulamento também estará disponível no site do 2° Perro Loco a partir do dia 21 de maio.O festivalO 2º Perro Loco – Festival de Cinema Universitário Latino Americano é um projeto de extensão da UFG com o objetivo de abrir espaço para jovens cineastas latinos, promover maior interação entre os países da América Latina e discutir a cinematografia produzida e seu contexto.Em 2008, o Perro Loco acontece de 4 a 9 de novembro, no Câmpus Samambaia. Além da exibição de filmes, a programação vai ter oficinas, mini-cursos e atrações culturais. Até lá, a organização vai promover eventos para a comunidade que provoquem envolvimento e reflexão sobre cinema, cultura e América Latina.

Programa de colaboração entre artistas brasileiros e britânicos

O Artist Links é um programa do British Council e do Arts Council England que tem o objetivo de criar uma rede de colaboração entre artistas brasileiros e britânicos por meio de um período de residência e pesquisa. A ajuda de custo prevista para cada projeto varia de £3.000 a £8.000, dependendo das necessidades da proposta. Esta terceira rodada de seleção do programa, iniciado em 2007 aqui no Brasil, encerra-se no próximo dia 21/01.
Seleção:
Os candidatos serão selecionados através de um procedimento de inscrições conduzido em inglês e português, duas vezes ao ano. As inscrições serão realizadas através de um processo aberto pela Internet e a seleção será feita por uma comissão de seleção formada pelo Arts Council England em conjunto com o British Council e profissionais das artes dos dois países, nomeados para cada rodada de seleção e observando as prioridades estabelecidas para cada rodada.As inscrições serão avaliadas com base em critérios que utilizam um sistema de pontuação. Os critérios considerarão:
Formação artística
Experiência profissional
Conhecimento público do trabalho (mostras, exposições, apresentações, etc.)
Críticas profissionais
Referências profissionais
O projeto também será pontuado de acordo com:
Relevância para a Inglaterra / Brasil
Prática artística do candidato
Prova de pesquisa anterior sobre residência, etc
Potencial para chegar a um resultado alcançável ao longo do período de tempo previsto pelo prêmio
A qualidade artística da proposta constitui um critério de suma importância. Projetos de arte como meios para outras finalidades (por exemplo, ascensão social ou constituição de riqueza) não serão julgados pelo valor de suas finalidades, mas pelo valor artístico intrínseco da proposta em si, refletindo e reforçando a natureza de cunho artístico do projeto.
Os critérios de seleção utilizados pela comissão julgadora serão publicados no website e avaliados pelos conselheiros do Arts Council England, de forma a assegurar sua plena observância à legislação que prevê oportunidades iguais no Reino Unido, na União Européia e no Brasil, assim como outras leis. O British Council e o Arts Council England estão comprometidos com igualdade de oportunidades para os artistas e acolhe inscrições de artistas independentemente de sua raça, deficiência, sexo, classe ou orientação social
Este ano de 2008 o encerramento das inscrições foi no di 21 de janeiro.
http://www.artistlinks.org.br/

Fundação Cultural do Estado da Bahia divulga calendário de apoio cultural

A Fundação Cultural do Estado da Bahia lança calendário de apoio a projetos e atividades culturais para 2008. A intenção é organizar o recebimento de solicitações de apoio e melhor distribuir os recursos públicos por meio deste calendário. O incentivo, no valor de até R$ 10 mil, será concedido para projetos e atividades através de recursos financeiros diretos, impressão de material de divulgação, concessão de passagens aéreas e hospedagem para artistas, técnicos e outros profissionais da área cultural em Salvador. As propostas, juntamente com os documentos necessários, deverão ser protocoladas na Funceb ou enviadas pelo correio para o endereço abaixo.

Veja os Períodos de Solicitação de Apoios na FUNCEB

Impressão, Passagens e Hospedagem - Recursos Financeiros Diretos


http://www.fundacaocultural.ba.gov.br/noticias/2008/02fevereiro/2008-02-28-calendario_pro.htm

23° Festival Internacional de Cinema de Mar del Plata - Argentina

O fim para a inscrição desde prestigioso festival é 29 de Agosto. O 23° Festival Internacional de Cinema de Mar del Plata - Argentina. acontecerá de 4 a 14 de dezembro de 2008. O Festival inclui a Seleção Oficial, mostras e a Competição Latinoamericana, onde se entregará o prêmio "Che Guevara" entre outras sessões. Os curtas e longas devem ser produções realizadas depois de 1º de Dezembro de 2007.Para mais informações: www.mardelplatafilmfest.com

Editais de Circulação de Espetáculos 2008

Estão abertas as inscrições para os editais de Circulação de Espetáculos 2008. A Secretaria de Cultura selecionará quatro espetáculos de teatro, três de dança e três de música para apresentações em dez cidades do estado. O edital completo e a ficha de inscrição estão disponibilizados no site da Secretaria de Estado da Cultura: www.seec.pr.gov.br. Podem participar produtores e/ou grupos e companhias profissionais, que estejam sediadas no Paraná há mais de dois anos.Os projetos de espetáculos devem estar dentro das seguintes modalidades: Dança clássica e dança contemporânea; teatro de palco, teatro de rua e teatro de bonecos e, música popular e erudita. Após o preenchimento da ficha de inscrição, os interessados devem enviar suas propostas para a Secretaria de Estado da Cultura do Paraná até o dia 16 de julho.Este ano, o prêmio para os espetáculos ganhadores é de R$25 mil, sendo que este valor, mais a quantia arrecadada na bilheteria, destinam-se ao pagamento da produção do espetáculo e , ainda, as despesas com hospedagem, alimentação e transporte do grupo. Vale lembrar que em todas as sessões realizadas, o preço do ingresso não deve ser maior que R$5 (cinco reais).O concurso, lançado no ano passado, visa ativar a circulação de espetáculos culturais no Estado. A iniciativa já rendeu bons frutos, pois, a partir de experimentações e da mescla do popular ao erudito e à formas contemporâneas, conseguiu-se linguagens diversas nas apresentações. O Balé de Londrina e a Orquestra de Câmara de Londrina foram algumas das companhias premiadas.
Serviço:
Circulação de Espetáculos 2008 – inscrições até 16 de julho (quarta-feira). As fichas de inscrições estão à disposição dos interessados na Secretaria de Estado da Cultura do Paraná. Coordenadoria De Ação Cultural. Rua Ébano Pereira, 240 ou no sites www.seec.pr.gov.br e www.cultura.pr.gov.br. Mais Informações: (41) 3321– 4738 ou (41) 3321 – 4718.

Yanka Rudzka de Apoio à Montagem de Espetáculos de Dança

Este ano, serão apoiados um número maior de projetos, com valores diferenciados. Enquanto em 2007 foram repassados R$160 mil para quatro projetos, este ano serão R$440 mil para oito propostas, sendo quatro de até R$30 mil, duas de até R$60 mil e dois de até R$100 mil. Os espetáculos devem ser realizados na Bahia, com execução prevista até abril de 2009. As inscrições vão até o dia 22 de julho e devem ser feitas na sede da Fundação Cultural, localizada na Praça Tomé de Souza, Palácio Rio Branco, ou através da Caixa Postal 2485, Cep 40020970.

http://www.fundacaocultural.ba.gov.br/editais/2008/06/danca_yanka_rudzka/danca_yanka_rudzka.html

Secult BA - Edital 68+40

Aproveitando as comemorações sobre o ano de 1968 em todo mundo, a Secult lança um edital com propostas artísticas que tenham interesse em refletir sobre um dos anos mais importantes do século XX. Em ARTES-VISUAIS, o edital vai selecionar um projeto de exposição coletiva no valor de até R$ 50 mil. Em REGISTRO E MEMÓRIA DE DANÇA E TEATRO serão quatro projetos que resultem em exposição iconográfica ou vídeo-documentário, cada um no valor de R$ 50 mil. Na categoria MÚSICA, o edital vai selecionar um projeto de gravação de CD de releituras de músicas representativas dos anos 60 e show de lançamento no valor de R$ 200 mil. Na categoria LIVRO, o edital contempla um projeto no valor de R$ 50 mil para publicação e lançamento de livro com artigos, depoimentos, ensaios, entrevistas e ou textos ficcionais, incluindo registros visuais sobre a época.
Além disso, serão premiados um projeto de dez mini-documentários para RÁDIO no valor de R$ 40 mil, e um projeto para a produção de dez mini-documentários com registro de época e ou entrevistas no valor de R$ 60 mil para a categoria TELEVISÃO.
As inscrições vão até o dia 22 de julho e devem ser feitas na sede da Fundação Cultural, localizada na Praça Tomé de Souza, Palácio Rio Branco, ou através da Caixa Postal 2485, Cep 40020970.

Fonte: Fundação Cultural do Estado da Bahia

FICIFF – Festival Internacional de Cinema Independente de La Plata - FestiFreak

Até 12 de Setembro estarão abertas as inscrições para curtas-metragens com no máximo 15 minutos de duração. Poderão participar produções de todo o Mundo. O FICIFF – Festival Internacional de Cinema Independente de La Plata - FestiFreak, acontecerá entre os dias 18 e 26 de Outubro de 2008 no Centro Cultural Pasaje Dardo Rocha (Rua 50 entre 6 e 7, C.P. 1900 - Ciudad de La Plata - Buenos Aires – Argentina). Os selecionados concorrerão até 5 mil pesos em prêmios nas categorias: Ficção, Animação, Documental, Experimental e Vídeoclip.Os trabalhos deverão ser enviados para o Centro Cultural Pasaje Dardo Rocha. Mais informações, Regulamento e Inscrições no site oficial do FICIFF - www.festifreak.com.ar Na última edição do Festival realizada ano passado, foram recebidos mais de 300 curtas vistos por aproximadamente 8.000 pessoas em 10 dias de Festival e 100 exibições realizadas.*O FICIFF é uma organização do Grupo Freak, e conta com o apoio da Universidad Nacional de La Plata, Secretária de Cultura e Educação do Município de La Plata, Município de Berisso, Município de Ensenada, INCAA (Instituto Nacional de Cine y Artes Audiovisuales) e Repsol YPF.

Fonte: Banco Cultural / Leandro Valle

1º Festival "Revelando novos atores brasileiros"

Estão abertas as inscrições para o 1º festival "Revelando novos atores brasileiros". É esperada, de acordo com a organização, a participação de atores de mais de 3000 cidades Brasileiras.O Festival recebe as inscrições dos artistas, que começaram no dia 30 de Junho e vão até 31 de Novembro. Podem ser inscritos atores de qualquer região do país. Para concorrer o participante deve enviar um monólogo em DVD. A duração, segundo o regulamento, é para os vídeos de mínimo 30 segundos e máximo de 1 minuto.Para se inscrever, acesse o site: www.festivaiscinematograficos.com .No endereço o usuário encontra informações das regras e o formulário para participação. Os selecionados serão apresentados no dia 9 de dezembro, em São Paulo.

Temporada 2009 Teatro Sérgio Cardoso

A Associação Paulista dos Amigos da Arte (APAA), Organização Social de Cultura responsável pela programação e gestão dos teatros do Governo do Estado de São Paulo, FAZ SABER aos produtores artísticos do País que, entre os dias 01 de julho a 30 de agosto de 2008, receberá, para análise, propostas relativas à Temporada 2009, a ser implementada no TEATRO SÉRGIO CARDOSO (Salas Sérgio Cardoso e Paschoal Carlos Magno)da APAA no próximo exercício. Os projetos deverão versar sobre espetáculos abaixo especificado e deverão ser entregues na sede da APAA, localizada à Rua Conselheiro Ramalho 538 – Bela Vista, São Paulo, CEP 01325-000, telefone 3251-5122.a) teatro: adulto e infantilb) dança;c) artes circensesAs propostas deverão conter os seguintes itens:1) nome do espetáculo, com sinopse, release e ficha técnica;2) identificação do produtor responsável pelo projeto, com breve currículo de sua empresa e realizações anteriores; 3) material de apoio que o produtor julgar relevante para melhor avaliação do projeto: tal como gravações de som (CD) e imagens (DVD).Cada produtor poderá apresentar até 02 (dois) títulos, sendo cada um deles objeto de um projeto em separado. A análise dos projetos será feita pela Diretoria Artística e ratificada pelo Conselho de Administração da APAA.Caso considere necessário, a Associação poderá solicitar aos produtores informações complementares sobre os projetos. Os casos omissos serão dirimidos pela APAA, não cabendo qualquer espécie de recurso.

Fonte: Teatro Sérgio Cardoso / Associação Paulista dos Amigos da Arte

Programa BNB de Cultura – Edição 2009






O BANCO DO NORDESTE consolidando seu papel de principal agente do GOVERNO FEDERAL para a promoção do desenvolvimento da Região Nordeste, entende que o acesso aos bens culturais é parte integrante e indissociável na construção de nossa identidade e um direito social básico para o exercício democrático.
As ações de apoio à cultura local promovidas pelo BANCO DO NORDESTE estabelecem, tanto na forma de patrocínio direto à produção e à difusão de manifestações culturais, quanto por meio de linhas de financiamento e de ações estratégicas que promovam diretamente a possibilidade de participação da comunidade nordestina no movimento cultural da região, a exemplo da criação e manutenção de seus Centros Culturais, em número de três, sendo um em Fortaleza, um no Cariri, instalado no município de Juazeiro do Norte-CE e outro em Sousa, no Estado da Paraíba, atuando nos municípios que integram a região do Alto Sertão Paraibano.
Em continuidade ao processo de acesso aos recursos que são destinados anualmente ao desenvolvimento da cultura e entendendo que esta forma ética e transparente de seleção dos
projetos culturais a serem apoiados pelo BANCO DO NORDESTE permitirá a eqüidade de
oportunidades aos usos e fazeres culturais e uma melhor destinação de esforços para o
fortalecimento da cultura nordestina, é que se abre o Edital do PROGRAMA BNB DE CULTURA 2008.
Edição 2008, que patrocinará com recursos próprios, no valor de R$ 3.000.000,00 (três milhões de reais) projetos nas áreas de música, literatura, artes cênicas, artes visuais, audiovisual e área
de artes integradas ou não específicas.




www.bnb.gov.br/content/aplicacao/Eventos/Programa_BNB_Cultura_2008/docs/editalbnbcultura2008.pdf

quinta-feira, 19 de junho de 2008

PROGRAMA MAIS CULTURA - Indicadores da Exclusão

Você sabia que:

Apenas 13% dos brasileiros freqüentam cinema alguma vez por ano

78% dos brasileiros nunca assistiram a espetáculo de dança, embora 28,8% saiam para dançar

Mais de 90% dos municípios não possuem salas de cinema, teatro, museus e espaços culturais multiuso

56,7 % da população ocupada na área de cultura não têm carteira assinada ou trabalha por conta própria

A média brasileira de despesa mensal com cultura por família é de 4,4% do total de rendimentos, acima da educação (3,5%), não variando em razão da classe social, ocupando a 6ª posição dos gastos mensais da família brasileira.

*fonte: Ministério da Cultura - Programa mais cultura - outubro 2007

quarta-feira, 18 de junho de 2008

EDITAL DE SELEÇÃO

Está aberto, até 11 de julho, o edital que prevê seleção de projetos culturais, esportivos e de inclusão social da Companhia de Gás da Bahia.
O valor total do investimento é de R$ 590 mil. O financiamento das iniciativas se dará por intermédio dos Programas Faz Atleta e Faz Cultura e também por patrocínios diretos.
O valor a ser investido em cada projeto poderá ser total ou parcial, correspondente ao custo para a execução do projeto.
Edital, inscrição e outras informações: www.bahiagas.com.br/.

EDITAIS FUNARTE

Com o objetivo de garantir a transparência na elaboração das políticas culturais da instituição, a Fundação Nacional de Artes (Funarte) disponibilizou para consulta pública duas Minutas de Propostas.
Uma para o Edital do Prêmio Funarte de Dança Klauss Vianna 2008/2009, e outra para o Edital do Prêmio Funarte de Teatro Myriam Muniz 2008/2009.
Serão recebidas, até às 22h do dia 21 de junho, as sugestões para os dois editais.
Para o prêmio de dança é previsto um investimento de R$ 3 milhões e, para o de teatro, cerca de R$ 7 milhões.
Outras informações: www.funarte.gov.br/ .

Brasil participa pela primeira vez do Fórum de Finaciamento do BUFF

Foram encerradas dia 10 de junho as inscrições de projetos de longa-metragem infanto-juvenis na seleção para o pitching que será realizado pela 7 ª Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis, em parceria com a Distribuidora Internacional Tropicalstorm Entertainment e o BUFF, Festival de Cinema para Crianças e Jovens de Mälmo, na Suécia.

O pitching, que vai acontecer em 29 de junho, na capital catarinense, vai escolher, pela primeira vez no Brasil, uma produção nacional para participar do Fórum de Financiamento do BUFF, que reúne os maiores financiadores de projetos de cinema infantil da Europa e será realizado em março de 2009.

Farão parte da comissão de seleção do projeto brasileiro o representante da Tropicalstorm Entertainment e os organizadores do BUFF.
Podem se inscrever projetos de longa-metragem para cinema, de ficção ou animação, em fase de desenvolvimento ou pré-produção, dirigidos para o público infanto-juvenil (crianças e jovens até 18 anos); produções brasileiras ou co-produções brasileiras com os países do norte da Europa – Noruega, Dinamarca, Finlândia, Suécia, Islândia, Polônia, Alemanha, Holanda e os países Bálticos.

O pitching é destinado às produtoras profissionais de audiovisual.
No momento da inscrição, o projeto deverá ter captado o financiamento de pelo menos 15% do orçamento aprovado pela Ancine ou apresentar carta de intenção de patrocinador no mesmo montante.
A Mostra também vai abrir espaço para uma exposição de projetos de filmes infanto-juvenis em andamento.
A 7ª Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis acontece de 27 de junho a 13 de julho.
O regulamento completo do pitching e os procedimentos para inscrição on-line estão no site http://www.mostradecinemainfantil.com.br/
Contatos:pitching@mostradecinemainfantil.com.brDIREÇÃO da MOSTRA • Luiza Lins • luizalins@mostradecinemainfantil.com.brlllins@uol.com.br - (48) 3232 5996
COMUNICAÇÃO da MOSTRA • imprensa@mostradecinematinfantil.com.br Adriane Canan • (48) 3223 0888 – (48) 9633 9912
Kátia Klock • (48) 9989 4202
www.mostradecinemainfantil.com.br

PROGRAMA DE INTERCÂMBIO E DIFUSÃO CULTURAL

Até março de 2009
Está aberto o edital 2008 do Programa de Intercâmbio e Difusão Cultural, que cobrirá as viagens a se realizarem de julho de 2008 a março de 2009.
O programa destina-se a artistas, técnicos e pesquisadores da área cultural, convidados a participar de eventos fora do seu local de residência, no Brasil e no exterior, para apresentar trabalho próprio, fazer residência artística ou curso de capacitação de profissionais da cultura. Podem se inscrever pessoas físicas, grupos ou entidades privadas sem fins lucrativos.
O período de inscrição varia de acordo com o mês em que se realizará a viagem.
Os formulários de requerimento devem ser entregues em via única, impressa e sem encadernação.
A documentação enviada deve obedecer a Portaria MinC nº 4, de 26 de fevereiro de 2008. Edital, formulário e outras informações: www.cultura.gov.br/.

FOMENTO CULTURAL

FOMENTO CULTURAL
Estão abertas, até 22 de julho, as inscrições para os cinco editais nas áreas de Artes Visuais, Dança, Música e Teatro, através do Fundo de Cultura.
"Matilde Matos de Apoio à Curadoria e Montagem de Exposições", "
Yanka Rudzka de Apoio à Montagem de Espetáculos de Dança",
"Apoio à Produção de Conteúdo Digital em Música",
"Manoel Lopes Pontes de Apoio à Montagem de Espetáculos de Teatro" e
"68+40" são as possibilidades de fomento disponíveis.
Todos os editais são voltados à realização de projetos na Bahia, com execução prevista até abril de 2009, com investimentos que chegam a R$ 100 mil por projeto.
No total, R$ 1,5 milhão será investido nos apoios concedidos que, juntos, devem contemplar, no mínimo, 38 iniciativas artísticas inéditas.
Inscrição e outras informações:
www. funceb.ba.gov.br , (71) 3103.4119.

quarta-feira, 11 de junho de 2008

segunda-feira, 9 de junho de 2008

Barcelona - Veneza - Madri - Lisboa


EUROTOUR 2008
"DOIS PERDIDOS NUMA NOITE SUJA"
Com André Gonçalves e Freddy Ribeiro

sexta-feira, 6 de junho de 2008

TRANSFORMAÇÕES

ator Aramis Trindade

EM FAMÍLIA


O espetáculo Lucio 80 - 30, celebra o amor filial e presta uma homenagem ao ofício de ator.
No palco estão reunidos pela primeira vez o ator Lucio Mauro, comemorando 80 anos de vida e 60 anos de carreira, e os filhos Lucio Mauro Filho, Alexandre Barbalho e Luly Barbalho.
Além de dividir o palco com o pai, Lucio Mauro Filho é responsável pelo texto e direção do espetáculo.
“Em 2006, papai foi parar no hospital. A princípio era um mal-estar, depois apareceu uma bolha no coração e os médicos resolveram interná-lo. Entre os vários pensamentos que automaticamente começaram a me afligir, o de ainda não ter feito uma peça com ele era um dos mais perturbadores. Passamos dez dias no hospital, só eu e ele. Quando veio a alta, não pensei duas vezes. Fui bolar um espetáculo para a gente fazer. E agora nasce mais esse filho com o nome de Lucio”, conta Lucio Mauro Filho.
Para Lucio Mauro, a experiência de dividir o palco com os filhos está sendo emocionante. “Apesar de ser uma comédia, é um espetáculo cheio de ternura. É a história de um pai que acha que já fez tudo e de um filho que está começando a carreira. Apesar de Lucio ser o diretor e todo mundo colaborar, eu dou a última palavra (risos), porque eles respeitam meus 60 anos de carreira. Fiz todo o repertório de comédia do teatro brasileiro, além de inúmeros trabalhos na televisão”, diz o ator.

quinta-feira, 5 de junho de 2008

terça-feira, 3 de junho de 2008

IBERMEDIA 2008


Convocatória IBERMEDIA 2008

A Agência Nacional do Cinema – ANCINE comunica a abertura das inscrições de projetos para Apoio Financeiro do Programa IBERMEDIA, que tem por finalidade subsidiar projetos cinematográficos ibero-americanos, nas seguintes modalidades:
Programas de Formação dirigidos a profissionais da indústria audiovisual ibero-americana;
Co-produção de filmes ibero-americanos. Linha aberta ao documentário;
Desenvolvimento de projetos de cinema e televisão;
Distribuição de filmes ibero-americanos;
Conteúdos para vendas internacionais “delivery”.

PERÍODO DE INSCRIÇÕES:DE 02 DE MAIO DE 2008 A 16 DE JUNHO DE 2008.

Os editais e seus formulários estão disponíveis no sitio http://www.programaibermedia.com/
Os projetos deverão ser enviados diretamente para a Unidade Técnica do IBERMEDIA: Calle Ferrraz nº 10, 1º izda. - 28.008 Madri – Espanha.
ou para:

Agência Nacional do Cinema – ANCINE - Av. Graça Aranha, 35/4º andar – Centro – Rio de Janeiro- RJ – Cep: 20.030-002.
Os projetos que não cumprirem os pré-requisitos não serão considerados

O Fundo Ibero-americano de ajuda IBERMEDIA foi criado em Novembro de 1997 tendo por base as decisões adotadas pela Cimeira Ibero-americana de Chefes de Estado e de Governo celebrada em Margarita, Venezuela, relativas à execução de um programa de estímulo à Co-produção de filmes para cinema e televisão.

O Programa faz parte da política audiovisual da Conferência de Autoridades Audiovisuais e Cinematográficas de Ibero-América (CAACI).

IBERMEDIA, através destas convocatórias, tem o objetivo de promover em seus Estados membros e por meio de ajudas financeiras, a criação de um espaço audiovisual ibero-americano.

Entre os seus objetivos estão:

- Promover, por meio de aporte de assistência técnica e financeira, o desenvolvimento de projetos de co-produção apresentados por produtores independentes ibero-americanos, incluindo o aproveitamento do patrimônio audiovisual
- Apoiar as empresas de produção ibero-americanas capazes de desenvolver os mencionados projetos
- Fomentar a sua integração em redes dirigidas a estas co-produções.

estados membros / estrutura:

O Fundo IBERMEDIA está atualmente ratificado por 17 Estados membros e observadores da CAACI que financiam o Programa, são eles: Argentina, Bolivia, Brasil, Colômbia, Costa Rica, Cuba, Chile, Ecuador, Espanha, México, Panama, Portugal, Peru, Porto Rico, República Dominicana, Uruguai e Venezuela.

IBERMEDIA é dirigido por um Comitê Intergovernamental (CII), no qual cada Estado membro designa uma autoridade cinematográfica como seu representante. Este Comitê define a política, as modalidades de obtenção das ajudas e toma decisões que se impõe em conformidade com as regras enunciadas no Regulamento de Funcionamento do Programa IBERMEDIA.

O Comitê Intergovernamental se reúne geralmente duas vezes ao ano para decidir os projetos que serão apoiados e as correspondentes quantias designadas. Dentro desta estrutura, a Unidade Técnica do IBERMEDIA (UTI), assume a responsabilidade da execução e do funcionamento do Programa.Os recursos econômicos do Fundo provêem essencialmente das contribuições dos Estados membros do Programa e do reembolso dos empréstimos concedidos.

programas:


O Comitê Intergovernamental, tendo em conta os meios financeiros postos à sua disposição, decidiu concentrar a sua atuação sobre quatro programas de ajudas:

- Apoio para à Co-produção de filmes ibero-americanos..
- Apoio para à Distribuição-Promoção e "Delivery" de filmes ibero-americanos
- Desenvolvimento de Projetos de Cinema e Televisão Ibero-americanos.
- Apoio a Programas de Formação para profissionais da indústria audiovisual ibero-americana.
Critérios de Seleção:
1. Os projetos remetidos terão preferência em função dos seguintes critérios de seleção:
- Qualidade integral dos projetos.
- Projetos com o maior nível de financiamento possível.
- Projetos com a maior distribuição comercial confirmada em cada um dos Estados co-produtores e fora deles

2. A língua principal do projeto deve ser obrigatoriamente o espanhol ou o português, línguas oficiais do IBERMEDIA. Serão levadas em consideração as diferentes línguas dos estados membros do Fundo.
3. O Diretor, o(s) Roteirista(s), o Compositor, os atores principais e membros da equipe técnica (câmaras, engenheiro de som, montagem, diretor artístico) ter a nacionalidade e/ou residência ibero-americana, salvo se houver algum motivo justificável. Todos devem reunir a qualificação profissional requerida, o que se comprovará através dos seus currículos
4. O Comitê Intergovernamental do IBERMEDIA levará em conta a forma com a qual as produtoras tenham cumprido com as suas obrigações anteriores para com o programa. No caso de descumprimento por parte de uma produtora, a UTI terá a obrigação de notificar a Instituição Cinematográfica correspondente, a qual exigirá da referida produtora a prestação de Contas do projeto. Em caso de reincidência, a produtora ficará inabilitada perante o IBERMEDIA.
"Não acredito que a arte por si só mude as pessoas.
Mas a consciência, que é a vida da mente, é a força crítica para mudanças.

A arte ajuda a formar a consciência."

Tony Kushner, dramaturgo

domingo, 1 de junho de 2008

EDITAIS E PRÊMIOS NACIONAIS

EDITAIS FUNARTE: CIRCO Até 16 de maio
A Funarte e o MinC lançaram três editais voltados ao crico. O Prêmio Funarte para Aquisição de Lona Circense e Acessórios, que concede até R$ 44,5 mil a circos de pequeno porte; A Bolsa Funarte de Incentivo a Criação ou Aperfeiçoamento de Números Circenses, que concede bolsas de R$ 10 mil para o desenvolvimento de performances ou execuções artísticas que utilizem técnicas circenses; e a Bolsa Funarte de Incentivo à Pesquisa da Arte Circense, que concede R$ 20 mil para a produção de pesquisa sobre a atividade circense. Editais, fichas de inscrição e outras informações: www.funarte.gov.br/.

LOGO PALMARES 20 ANOS Até 16 de maio
Para marcar 20 anos de existência, a Fundação Cultural Palmares lançou edital para escolher uma identidade visual para os eventos comemorativos e materiais de divulgação alusivos a data, que serão produzidos ao longo do ano. O autor do projeto escolhido receberá um prêmio no valor de R$ 10 mil. Edital, formulário de inscrição e outras informações: www.palmares.gov.br/.

ORDEM DO MÉRITO CULTURAL Até 28 de maio
O MinC abre as inscrições das propostas de indicação à Ordem do Mérito Cultural para o ano de 2008. Criada em 1995, a Ordem é o reconhecimento do Governo Federal a personalidades, grupos artísticos, iniciativas e instituições que se destacaram por suas contribuições à Cultura brasileira. Este ano, o tema central das comemorações será a homenagem à Machado de Assis. As condecorações são entregues anualmente, por ocasião do Dia Nacional da Cultura (5 de novembro). Formulários e outras informações: merito2008@minc.gov.br/.


PRÊMIO JABUTI Até 30 de maio
A 50º edição do Prêmio Jabuti, promovido anualmente pela Câmara Brasileira do Livro, reconhecerá obras inéditas de autores brasileiros publicadas no Brasil entre 1º de janeiro e 31 de dezembro de 2007. Os vencedores de cada uma das 20 categorias receberão R$ 3 mil e os ganhadores dos prêmios Livro do Ano Ficção e Livro do Ano Não-Ficção levam R$ 30 mil cada. Inscrição e outras informações: www.premiojabuti.com.br/.

CAPITAL DA CULTURA 2009 Até 31 de maio
Estão abertas inscrições para a candidatura de cidades que desejam concorrer ao título de Capital Brasileira da Cultura 2009. Em 30 de junho, será escolhida a cidade que receberá o título de Capital Brasileira da Cultura 2009, que deverá desenvolver durante o próximo ano, um programa de atividades culturais proposto na candidatura. O projeto receberá recursos do MinC para aplicação em projetos que visem a criação e/ou recuperação de espaços culturais. Outras informações: www.capitalbrasileiradacultura.org/.

COOPERAÇÃO CULTURAL Até 1º de junho
A União Européia escolheu o Brasil para fazer parte do Programa de Cooperação Cultural 2008 e disponibiliza hum milhão de euros para projetos culturais. O objetivo é receber sugestões que apoiem a cooperação e proporcionem intercâmbios culturais. As atividades previstas nos projetos deverão transcorrer entre o segundo semestre de 2008 e dezembro de 2010. Edital e outras informações: www.cultura.gov.br/.

RUMOS: ARTES VISUAIS Até 10 de junho
O Programa Rumos Itaú Cultural lançou editais para serem executados no período de três anos. Em Artes Visuais, os selecionados participarão de exposições coletivas, divulgação do trabalho em catálogos e concorrerão a quatro bolsas de ateliê-residência. Editais e outras informações: www.itaucultural.org.br/rumos/.

PRÊMIO LEYAAté 15 de junho
A empresa editorial portuguesa Leya lançou um prêmio que dará 100 mil euros ao melhor romance inédito em língua portuguesa. Os romances premiados serão publicados por uma ou mais editoras do grupo e vão ser distribuídos simultaneamente em todos os países que adotam o português como língua oficial. O vencedor do prêmio será anunciado na Feira do Livro de Frankfurt, em outubro. Regulamento e outras informações: www.leya.com/.

PRÊMIO IBERO-AMERICANO SM Até 30 de junho
O Prêmio Ibero-americano SM de Literatura Infantil e Juvenil 2008 está com inscrições abertas para escritores vivos que tenham trabalhos dedicados ao público infantil e juvenil e de relevância para o âmbito ibero-americano. Os candidatos deverão ser apresentados por instituições culturais ou educativas, associação ou grupo de pessoas relacionadas com a literatura infantil e juvenil. O prêmio, no valor de 30 mil dólares, será entregue durante a Feira Internacional do Livro de Guadalajara. Convocatória e outras informações: www.cerlalc.org/.

RUMOS: EDUCAÇÃO, CULTURA E ARTE Até 7 de julho
O edital Educação, Cultura e Arte do Programa Rumos Itaú Cultural vai selecionar trabalhos educativos que dialoguem com a arte e cultura no processo de educação fora das salas de aula. Nesta edição, o foco central do programa são os trabalhos desenvolvidos por educadores em museus e outras instituições culturais. Serão contemplados 15 profissionais com o prêmio de R$ 10 mil, participando ainda de viagens de formação. Editais e outras informações: www.itaucultural.org.br/rumos/.


PRÊMIO VIVALEITURA Até 8 de julho
Estão abertas inscrições para Prêmio Vivaleitura 2008, que faz parte do Plano Nacional do Livro e Leitura (PNLL) e tem o objetivo de estimular, fomentar e reconhecer boas práticas de leitura. Na edição 2008, o prêmio será de R$ 30 mil para cada um dos vencedores nas categorias Bibliotecas Públicas, Privadas e Comunitárias; Escolas Públicas e Privadas; e Sociedade. Edital e outras informações: www.premiovivaleitura.org.br/.


LITERATURA JUVENIL Até 21 de julho
Está aberto o prazo de inscrição de textos, para jovens brasileiros, com idade entre 12 e 20 anos, que pretendem participar da quinta edição do Prêmio de Literatura Juvenil Ferreira de Castro. O tema é livre e os interessados podem concorrer tanto em prosa como em poesia. O objetivo do concurso é estreitar as relações literárias entre Brasil e Portugal. Regulamento e outras informações: www.apnljfc.pt/.

FRANÇA.BR 2009 Até 31 de julho
O Ano da França no Brasil deve acontecer entre abril e novembro do próximo ano. A idéia é proporcionar à França a oportunidade de apresentar, nas diversas regiões brasileiras, as diferentes formas de sua cultura. Franceses e brasileiros podem propor projetos, divididos nas categorias França hoje, França diversa e França aberta. Os projetos nacionais serão analisados por um Comissariado brasileiro. Outras informações: (61) 3316.2126, www.cultura.gov.br/franca_br2009/.


SESC DE LITERATURA Até 15 de agosto
O Prêmio Sesc de Literatura está com inscrições abertas para a sua edição 2008. Podem ser inscritos romances ou coletâneas de contos inéditos. As inscrições estão sendo realizadas nas unidades de atentimento de todos os Estados. Outras informações: www.sesc.com.br/.

Fonte:MINISTÉRIO DA CULTURA

sexta-feira, 30 de maio de 2008

" O Vampiro do Carnaval"



Filme de Alessandra Alves sobre o boneco gigante Homem da Meia-Noite de Olinda - PE.


Curta-metragem rodado em 16mm durante o carnaval de 1998 e 1999, com fragmentos em animação em fase de desenvolvimento e depoimentos a serem coletados.

"Ingenuidade"

Roteiro de Alessandra Alves.
Curta-metrgem, de ficção que retrata os fatos do cotidiano vivenciados por um homem que vive em uma aldeia praieira, durante uma crise existecial, após a perda de um grande amor.
O filme expõe a transição da personagem para um ciclo marcado pela introspecção, que o leva a uma nova perspectiva de vida, desprendida dos fatos do passado e de seus fantasmas emocionais.

"Negro de Estimação"


"Entre Nós" Cia Vias da Dança


"Conceição" Grupo Experimental


quinta-feira, 29 de maio de 2008

Dois perdidos numa noite suja


Sucesso em Lisboa - Portugal


Compact Casting - Marcia Mota


Banco do Brasil abre inscrições para projetos culturais e anuncia que ampliará atuação cultural no País

O Banco do Brasil abre inscrições para programação 2009 e anuncia conjunto de ações para ampliar sua atuação cultural no País.
Os projetos selecionados irão compor a grade de programação dos Centros Culturais do Banco do Brasil no Rio de Janeiro, São Paulo e Brasília, e também do Centro Cultural Banco do Brasil Itinerante – programa que vai visitar as principais capitais brasileiras, levando exposições, artes cênicas e eventos nas áreas de música, cinema, vídeo, programa educativo e idéias.
As inscrições para projetos vão de 12 de maio a 12 de junho e estão abertas a pessoas físicas e jurídicas, de qualquer nacionalidade e região do País. Serão feitas exclusivamente pela internet, pelo site www.bb.com.br/cultura.
O BB foi a primeira empresa a receber inscrições para projetos pela internet e, este ano, torna o processo ainda mais transparente com a publicação do edital de inscrições no Diário Oficial da União.Seminários – A estratégia de levar às capitais brasileiras mostras das programações do CCBB se insere na celebração dos 200 anos do Banco do Brasil, mas também é uma importante iniciativa para valorizar as manifestações culturais fora do eixo Rio-São Paulo e prestigiar a classe artística regional e local.
O Banco do Brasil, além do formato do CCBB Itinerante, também vai incentivar as inscrições de projetos de diversos locais do país.
Em 2008, serão realizados 23 Seminários Culturais, a fim de divulgar a atuação cultural do Banco do Brasil e capacitar produtores, artistas e interessados para o processo de inscrição de projetos.
Segundo a diretora de Marketing e Comunicação do Banco do Brasil, Jussara Silveira, o objetivo do BB, com os seminários e itinerâncias, é diversificar os investimentos em cultura e incentivar a participação de artistas e produtores das várias regiões do país.
Neste ano, serão realizadas 48 etapas do CCBB Itinerante, sendo que algumas capitais receberão mais de uma edição do evento. As cidades de Manaus, Cuiabá, Belo Horizonte, Recife, Fortaleza e Porto Alegre já receberam eventos do CCBB itinerante.
Inscrições 2008 - A seleção dos projetos inscritos para a grade de programação dos Centros Culturais será feita pelo Banco do Brasil e por representantes nas diversas áreas da cultura, e mercado cultural.
Os critérios observados na seleção dos projetos são: relevância temática, ou seja, importância histórica, cultural e artística; viabilidade técnica, originalidade e ineditismo da proposta; compatibilidade com os preços praticados pelo mercado e identidade com os princípios e valores do Banco do Brasil.Em 2008, concorreram à programação dos três CCBB mais de 3,5 mil projetos. A
pós análise de equipe técnica, foram selecionados 131 projetos para compor a programação cultural deste ano com destaque para “LUSA - Matriz Portuguesa”, exposição que reconstitui a história de Portugal desde a pré-história até 1500; e para a exposição “Nippon-100 Anos de Integração Brasil-Japão”, que comemora o centenário da imigração japonesa, desde os seus aspectos mias tradicionais até o mundo contemporâneo. Há, ainda, a peça teatral “Não Sobre o Amor” com o diretor Felipe Hirsch, inspirada no texto de "Letters not about love".Em 2007, os três CCBB receberam 4,4 milhões de pessoas. Este ano, um milhão de visitantes já passou pelos Centros Culturais Banco do Brasil.
Patrocínios – Outra novidade este ano é que o BB receberá propostas para patrocínios exclusivamente pelo portal www.bb.com.br na internet. As inscrições para patrocínio abrem dia 12 de maio e vão até 31 de julho. No portal BB já estão publicadas informações sobre prazos, documentação, critérios de seleção e divulgação dos resultados.
O objetivo é possibilitar que os interessados possam se programar para apresentar seus projetos.Entre os critérios observados pelo BB na seleção dos projetos patrocinados estão o apoio à atuação mercadológica e negocial do Banco (nos segmentos de agronegócios, micro e pequena empresa, comércio exterior, seguridade, setor público, entre outros), e o respeito aos princípios de responsabilidade socioambiental e de sustentabilidade.
A análise dos projetos é realizada por corpo multidisciplinar formado por funcionários do Banco do Brasil, profissionais da área de comunicação e negócios, além de equipe técnica especializada em cultura, esporte e meio ambiente.
A seleção dos projetos está prevista para 30 de novembro e os resultados publicados no portal www.bb.com.br em 10 de dezembro.

Natura - Apoio e Patrocínios


Diretrizes:

Acreditamos que a empresa pode ser um importante agente de transformação social e contribuir, de forma efetiva, para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária, compartilhando conhecimento e promovendo o bem-estar. Por isso, baseamos nossos conceitos, produtos, serviços e todas as nossas atividades em práticas economicamente viáveis, ambientalmente corretas e socialmente justas.

Uma das formas que encontramos para materializar e disseminar esses princípios é o apoio a projetos e a organizações da sociedade civil e do governo que contribuam para o bem-estar da sociedade como um todo. E, especialmente, para a proteção do equilíbrio da cadeia da vida e para a melhoria da qualidade das relações do indivíduo consigo mesmo, com o outro e com a natureza da qual faz parte. Para alinhar o direcionamento desses investimentos às nossas opções estratégicas, bem como às Crenças que norteiam nosso comportamento empresarial, sempre pautado pela ética e pela transparência, desenvolvemos nossas Diretrizes para Apoios & Patrocínios Corporativos. De acordo com essas diretrizes, nos próximos anos apoiaremos iniciativas de comunidades e instituições que promovam as melhores práticas em três áreas prioritárias: Desenvolvimento Sustentável, Fortalecimento de Organizações da Sociedade Civil e Governamentais e Música.

Desenvolvimento Sustentável:

Estamos comprometidos com a construção de caminhos para a promoção do desenvolvimento sustentável e procuramos compartilhar esse compromisso com nossos diversos públicos. Nossas relações com as comunidades fornecedoras de ativos da biodiversidade usados nos nossos produtos contemplam a conservação do meio ambiente e o desenvolvimento local, porque acreditamos que essa é a forma de manter o equilíbrio da cadeia da vida. Por isso, nesta área de nosso programa de Apoios e Patrocínios, damos prioridade a iniciativas que estimulem a geração de trabalho e renda, por meio da capacitação de empreendedores para o desenvolvimento de projetos locais e do apoio à implantação desses projetos. Também procuramos subsidiar programas de proteção de áreas e espécies ameaçadas e o desenvolvimento de soluções de gestão ambiental inovadoras.


Fortalecimento de organizações da sociedade civil e governamental:

Nosso estilo de gestão se caracteriza por uma disposição permanente de mobilizar grandes redes de forma a gerar valor para a sociedade como um todo. Temos convicção de que o envolvimento das organizações sociais, civis e governamentais, é estratégico para o estabelecimento de políticas públicas que contribuam para um modelo de desenvolvimento sustentável. Também é fundamental para levar às comunidades os melhores conceitos de responsabilidade social e ambiental. Nesse sentido, damos prioridade nos investimentos a projetos de entidades e associações que estejam alinhadas com esses princípios, de acordo com nossas opções estratégicas. Apoiamos, ainda, iniciativas que representem os setores em que atuamos e promovam as atividades da Natura.


Música:

A música dissolve fronteiras, aproxima as relações. Transporta as pessoas para outros estados de espírito, para outras paisagens, para outras culturas. Cria imagens, desperta e embala os sentidos. Emociona, concilia corações e mentes, nos faz sentir a vida. Acreditamos que a música capaz de despertar essas sensações é aquela que tem ao mesmo tempo raiz e antena. Raiz como local, ligação íntima e profunda com um lugar, sua gente, sua história, seu momento, seus valores, seu jeito de ser. Antena como global, interação com o outro, com o diverso, com o distante. Para identificar e valorizar essa música, apoiamos iniciativas artísticas que dêem visibilidade ao rico patrimônio músical brasileiro.

Inscreva o seu projeto online:


Por correspondência:

Caixa Postal Nº 31296Cep: 01309-970 - São Paulo - SP

Por telefone:

(11) 2818-5031