terça-feira, 3 de junho de 2008

IBERMEDIA 2008


Convocatória IBERMEDIA 2008

A Agência Nacional do Cinema – ANCINE comunica a abertura das inscrições de projetos para Apoio Financeiro do Programa IBERMEDIA, que tem por finalidade subsidiar projetos cinematográficos ibero-americanos, nas seguintes modalidades:
Programas de Formação dirigidos a profissionais da indústria audiovisual ibero-americana;
Co-produção de filmes ibero-americanos. Linha aberta ao documentário;
Desenvolvimento de projetos de cinema e televisão;
Distribuição de filmes ibero-americanos;
Conteúdos para vendas internacionais “delivery”.

PERÍODO DE INSCRIÇÕES:DE 02 DE MAIO DE 2008 A 16 DE JUNHO DE 2008.

Os editais e seus formulários estão disponíveis no sitio http://www.programaibermedia.com/
Os projetos deverão ser enviados diretamente para a Unidade Técnica do IBERMEDIA: Calle Ferrraz nº 10, 1º izda. - 28.008 Madri – Espanha.
ou para:

Agência Nacional do Cinema – ANCINE - Av. Graça Aranha, 35/4º andar – Centro – Rio de Janeiro- RJ – Cep: 20.030-002.
Os projetos que não cumprirem os pré-requisitos não serão considerados

O Fundo Ibero-americano de ajuda IBERMEDIA foi criado em Novembro de 1997 tendo por base as decisões adotadas pela Cimeira Ibero-americana de Chefes de Estado e de Governo celebrada em Margarita, Venezuela, relativas à execução de um programa de estímulo à Co-produção de filmes para cinema e televisão.

O Programa faz parte da política audiovisual da Conferência de Autoridades Audiovisuais e Cinematográficas de Ibero-América (CAACI).

IBERMEDIA, através destas convocatórias, tem o objetivo de promover em seus Estados membros e por meio de ajudas financeiras, a criação de um espaço audiovisual ibero-americano.

Entre os seus objetivos estão:

- Promover, por meio de aporte de assistência técnica e financeira, o desenvolvimento de projetos de co-produção apresentados por produtores independentes ibero-americanos, incluindo o aproveitamento do patrimônio audiovisual
- Apoiar as empresas de produção ibero-americanas capazes de desenvolver os mencionados projetos
- Fomentar a sua integração em redes dirigidas a estas co-produções.

estados membros / estrutura:

O Fundo IBERMEDIA está atualmente ratificado por 17 Estados membros e observadores da CAACI que financiam o Programa, são eles: Argentina, Bolivia, Brasil, Colômbia, Costa Rica, Cuba, Chile, Ecuador, Espanha, México, Panama, Portugal, Peru, Porto Rico, República Dominicana, Uruguai e Venezuela.

IBERMEDIA é dirigido por um Comitê Intergovernamental (CII), no qual cada Estado membro designa uma autoridade cinematográfica como seu representante. Este Comitê define a política, as modalidades de obtenção das ajudas e toma decisões que se impõe em conformidade com as regras enunciadas no Regulamento de Funcionamento do Programa IBERMEDIA.

O Comitê Intergovernamental se reúne geralmente duas vezes ao ano para decidir os projetos que serão apoiados e as correspondentes quantias designadas. Dentro desta estrutura, a Unidade Técnica do IBERMEDIA (UTI), assume a responsabilidade da execução e do funcionamento do Programa.Os recursos econômicos do Fundo provêem essencialmente das contribuições dos Estados membros do Programa e do reembolso dos empréstimos concedidos.

programas:


O Comitê Intergovernamental, tendo em conta os meios financeiros postos à sua disposição, decidiu concentrar a sua atuação sobre quatro programas de ajudas:

- Apoio para à Co-produção de filmes ibero-americanos..
- Apoio para à Distribuição-Promoção e "Delivery" de filmes ibero-americanos
- Desenvolvimento de Projetos de Cinema e Televisão Ibero-americanos.
- Apoio a Programas de Formação para profissionais da indústria audiovisual ibero-americana.
Critérios de Seleção:
1. Os projetos remetidos terão preferência em função dos seguintes critérios de seleção:
- Qualidade integral dos projetos.
- Projetos com o maior nível de financiamento possível.
- Projetos com a maior distribuição comercial confirmada em cada um dos Estados co-produtores e fora deles

2. A língua principal do projeto deve ser obrigatoriamente o espanhol ou o português, línguas oficiais do IBERMEDIA. Serão levadas em consideração as diferentes línguas dos estados membros do Fundo.
3. O Diretor, o(s) Roteirista(s), o Compositor, os atores principais e membros da equipe técnica (câmaras, engenheiro de som, montagem, diretor artístico) ter a nacionalidade e/ou residência ibero-americana, salvo se houver algum motivo justificável. Todos devem reunir a qualificação profissional requerida, o que se comprovará através dos seus currículos
4. O Comitê Intergovernamental do IBERMEDIA levará em conta a forma com a qual as produtoras tenham cumprido com as suas obrigações anteriores para com o programa. No caso de descumprimento por parte de uma produtora, a UTI terá a obrigação de notificar a Instituição Cinematográfica correspondente, a qual exigirá da referida produtora a prestação de Contas do projeto. Em caso de reincidência, a produtora ficará inabilitada perante o IBERMEDIA.

Nenhum comentário: