terça-feira, 7 de julho de 2009

Prêmio Carequinha de Estímulo ao Circo: prazos prorrogados

A Fundação Nacional de Artes (Funarte) prorrogou o prazo para inscrições no Prêmio Funarte Carequinha de Estímulo ao Circo, em portaria publicada no Diário Oficial de 18 de junho de 2009. Os interessados em concorrer podem, agora, enviar seus projetos para análise até o dia 10 de julho. As propostas vencedores poderão ser executadas até 31 de março de 2010.

O Prêmio Carequinha foi criado para apoiar companhias, empresas, associações, trupes ou grupos circenses que queiram adquirir equipamentos, produzir espetáculos, realizar pesquisas, promover mostras e festivais ou homenagear artistas que tenham contribuído para o desenvolvimento do circo.

O processo seletivo está aberto a proponentes de todas as regiões brasileiras. Ao todo, R$ 2,7 milhões serão distribuídos em prêmios; 103 projetos serão contemplados. As propostas devem ser enviadas, via Correios, para a Coordenação de Circo da Funarte.

A seleção será realizada por uma comissão composta por cinco especialistas em arte circense, um de cada região do país. A análise levará em consideração a excelência artística do projeto, a qualificação dos profissionais envolvidos, a diversidade da produção circense brasileira e a viabilidade das ações propostas. Os projetos concorrentes devem estar inscritos em uma das seguintes categorias:

A. Circo itinerante 1 - destinado a circos itinerantes de pequeno porte (com capacidade para até 600 lugares na platéia), esse módulo contempla projetos que têm como objetivo: aquisição de equipamentos; criação, renovação ou circulação de espetáculos.

B. Circo itinerante 2 - destinado a circos itinerantes de médio e grande porte (com capacidade acima de 600 lugares na platéia), contempla projetos que têm como objetivo: aquisição de equipamentos; criação, renovação ou circulação de espetáculos.

C. Trupes e grupos - voltado para trupes, grupos circenses e circos de pano de roda, esse módulo contempla projetos de criação ou renovação do espetáculo de repertório, assim como sua circulação. Atende ainda a projetos de criação ou experimentação de aparelhos e números inéditos.

D. Formação - o módulo foi criado para apoiar escolas e projetos que utilizem a linguagem circense como instrumento de diálogo pedagógico para transformação social e construção de cidadania.

E. Eventos - módulo destinado a apoiar a realização de mostras, festivais, seminários, debates, encontros e exposições propostas por empresas, associações ou cooperativas que representem a categoria circense.

F. Pesquisa - voltado a projetos que tenham como objetivo a pesquisa e a produção de textos teóricos ou históricos sobre a arte circense, assim como levantamento iconográfico ou audiovisual, trabalhos de registro, documentação, organização de acervos, publicações ou criação de biblioteca sobre a área de circo.

G. Mérito artístico - destinado a artistas que contribuíram significativamente para o desenvolvimento e a divulgação da arte circense. Deve ser proposto por uma associação, cooperativa ou sindicato que represente a categoria circense.

Mais informações sobre o edital
circo@funarte.gov.br
21 2279 8034

Prêmio Funarte Carequinha de Estímulo ao Circo - 2009
Fundação Nacional de Artes
Coordenação de Circo
Avenida Rio Branco, 179 / 7º andar - Teatro Glauce Rocha
Centro - Rio de Janeiro - RJ

Nenhum comentário: