quarta-feira, 23 de julho de 2008

Programa Petrobras Cultural - Acordo de Cooperação Técnica com Ministério da Cultura

Acordo de Cooperação Técnica com Ministério da Cultura flexibiliza a exigência de prévia aprovação dos projetos na Lei Rouanet.

A Petrobras informa que não exigirá a prévia aprovação na Lei Rouanet, para a inscrição de projetos na próxima edição do Programa Petrobras Cultural (PPC). A exigência, que chegou a ser anunciada neste site, pôde ser flexibilizada graças a um "Acordo de Cooperação Técnica" que está sendo construído em conjunto pela Petrobras e pelo Ministério da Cultura, que integra o Conselho Petrobras Cultural desde a criação do Programa.

Apenas os projetos de longa-metragem (produção e distribuição) já deverão dispor da aprovação na Lei de Incentivo (Audiovisual) no momento da inscrição no PPC, conforme acordado com a Ancine.

O "Acordo de Cooperação Técnica Ministério da Cultura - Petrobras" cria uma etapa semifinal no processo de análise/seleção do PPC, durante a qual o MinC analisará, sob os critérios e requisitos da lei Rouanet, os projetos finalistas do PPC, conferindo (ou não) a eles a aprovação na Lei Rouanet. Essa nova etapa será inserida após o final do trabalho das comissões de seleção e antes da decisão final pelo Conselho Petrobras Cultural, que definirá os projetos vencedores e uma lista de suplentes.

Dessa forma, todos os projetos vencedores, quando anunciados, já estarão aprovados na lei de incentivo fiscal, tendo então prazo de 90 dias improrrogáveis para a apresentação da documentação exigida pela Petrobras para a contratação, sob pena de convocação de projetos suplentes (que, conforme explicado acima, também já estarão devidamente aprovados na lei de incentivo).

A Petrobras informa ainda que, partir desta edição, o PPC receberá projetos anualmente, em dois momentos distintos:

- em outubro, para as seleções públicas da linha de atuação "Produção e Difusão" (PPC Produção/Difusão);

- em abril, para as seleções públicas das linhas de atuação "Preservação e Memória" e "Formação" (PPC Memória/Formação).

Assim, a partir de 15 de outubro próximo, estarão disponíveis neste site os formulários de inscrição para as seguintes áreas de seleção pública, que comporão o PPC Produção/Difusão.

- AUDIOVISUAL: "Produção de filmes de longa-metragem em 35mm para salas de cinema", "Produção de filmes em mídia digital: curta e longa-metragem", "Produção de filmes de curta-metragem em 35 mm para salas de cinema", "Festivais de Cinema" e "Difusão de filmes de longa-metragem".

- CULTURA DIGITAL: "Apoio ao aprimoramento de websites culturais brasileiros já existentes" e "Festivais e eventos de artes eletrônicas e cultura digital".

- MÚSICA: "Gravação e circulação de música com disponibilização em CD", "Gravação e circulação de música com disponibilização na Internet”, "Circulação de shows/concertos de música brasileira" e "Festivais de Música".

- ARTES CÊNICAS: "Manutenção de grupos e companhias de teatro", "Manutenção de grupos e companhias de dança" e "Manutenção de Grupos, Companhias de Circo e Trupes Circenses".

- LITERATURA: Criação literária: ficção e poesia.
Os Regulamentos estão sendo adaptados às novas condições e serão publicados brevemente neste site.

Trailer do espetáculo "Lucio 80-30"

Trailer do espetáculo "Lucio 80-30" com Lucio Mauro, Lucio Mauro Filho, Luly Barbalho e Alexandre Barbalho

http://www.youtube.com/watch?v=NaL5sdUnJwU

Blog Olhares na Diversidade

Aqui estão os olhares na diversidade de Alessandra Alves

http://olharesnadiversidade.blogspot.com/

quinta-feira, 3 de julho de 2008

FIT 2008 - Festival Internacional de Teatro de São José do Rio Preto

Quatro estréias, sendo uma delas mundial, movimentam a programação do Festival Internacional de Teatro de São José do Rio Preto este ano. São elas: “Cordélia Brasil”, da Cena 2 Produções, “As Três Velhas”, do Teatro Pândega, “Literatura Contemporânea”, de Fernando Bonassi e “Le Retour au Désert” (O Retorno ao Deserto), da Compagnie Dramatique Parnas, da França.“Optamos pelo FIT pelo fato de o conceito do Festival ter a ver com a temática da peça, por ela falar da própria escrita e dos dilemas dos escritores da minha geração: a primeira profissionalizada e, justamente por isso, a primeira a correr o risco de ficar a mercê da indústria cultural”, explica Fernando Bonassi, autor e diretor de “Literatura Contemporânea”, de São Paulo, que se apresenta no FIT nos dias 10 e 11 de julho, no Teatro SESC.Quem faz sua estréia mundial no dia 10 é a comédia “Le Retour au Désert” (O Retorno ao Deserto), da Compagnie Dramatique Parnas, uma co-produção França/Brasil. O grupo, que conta com a direção de Catherine Marnas, é formado por atores franceses e brasileiros e se apresenta nos dias 10, 11 e 12 de julho, no Teatro "Humberto Sinibaldi Neto".A estréia de “Cordélia Brasil”, montagem da Cena 2 Produções, do Rio, pode ser vista nos dias 17, 18 e 19 de julho, no Teatro Seta. A peça mostra o triângulo amoroso entre um quadrinhista, sua mulher e um jovem de 16 anos. No elenco, a atriz Maria Padilha, conhecida do grande público.Com texto do multiartista Alejandro Jodorowsky, “As Três Velhas”, do Teatro Pândega, de São Paulo, realiza sua pró-estréia no FIT tendo no elenco a atriz Maria Alice Vergueiro, famosa por estrelar o vídeo boom na internet “Tapa na Pantera”. A peça trata da relação entre duas marquesas gêmeas, de 88 anos e sua centenária criada. Única apresentação, no dia 16 de julho, no Teatro SESC.O Festival Internacional de Teatro de São José do Rio Preto reúne peças, música, DJ’s, instalações, performances e investigações audiovisuais de sete países e oito estados brasileiros. O FIT acontece de 9 a 19 de julho.

2º Perro Loco – Festival de Cinema Universitário Latino Americano

2º Perro Loco – Festival de Cinema Universitário Latino Americano

O 2° Perro Loco recebe inscrições de filmes para a Mostra Competitiva entre os dias 21 de maio e 19 de julho. Mantendo o foco universitário, as obras inscritas no festival deverão ter sido produzidas por estudantes matriculados em instituições de ensino superior da América Latina. A curadoria do festival receberá obras em qualquer formato, com duração máxima de 30 minutos nas categorias ficção, animação e documentário. A ficha de inscrição está disponível no site do evento (www.perroloco.com.br).Além disso, os realizadores também devem enviar uma cópia de declaração de matrícula. Outro elemento importante é para casos de filmes não-legendados (português/espanhol, espanhol/português). O material enviado deve incluir uma lista de diálogos para a legendagem. Após esse processo, a Comissão de Seleção, indicada ou composta por organizadores do 2° Perro Loco, vai selecionar as obras que concorrerão na Mostra Competitiva Universitária. O resultado será divulgado no dia 25 de agosto.Os filmes classificados irão concorrer durante o festival às seguintes premiações: domínio de linguagem, experimentação de linguagem, expressão cultural, melhor documentário, melhor ficção, melhor animação, voto popular e prêmios especiais do júri. O regulamento também estará disponível no site do 2° Perro Loco a partir do dia 21 de maio.O festivalO 2º Perro Loco – Festival de Cinema Universitário Latino Americano é um projeto de extensão da UFG com o objetivo de abrir espaço para jovens cineastas latinos, promover maior interação entre os países da América Latina e discutir a cinematografia produzida e seu contexto.Em 2008, o Perro Loco acontece de 4 a 9 de novembro, no Câmpus Samambaia. Além da exibição de filmes, a programação vai ter oficinas, mini-cursos e atrações culturais. Até lá, a organização vai promover eventos para a comunidade que provoquem envolvimento e reflexão sobre cinema, cultura e América Latina.

Programa de colaboração entre artistas brasileiros e britânicos

O Artist Links é um programa do British Council e do Arts Council England que tem o objetivo de criar uma rede de colaboração entre artistas brasileiros e britânicos por meio de um período de residência e pesquisa. A ajuda de custo prevista para cada projeto varia de £3.000 a £8.000, dependendo das necessidades da proposta. Esta terceira rodada de seleção do programa, iniciado em 2007 aqui no Brasil, encerra-se no próximo dia 21/01.
Seleção:
Os candidatos serão selecionados através de um procedimento de inscrições conduzido em inglês e português, duas vezes ao ano. As inscrições serão realizadas através de um processo aberto pela Internet e a seleção será feita por uma comissão de seleção formada pelo Arts Council England em conjunto com o British Council e profissionais das artes dos dois países, nomeados para cada rodada de seleção e observando as prioridades estabelecidas para cada rodada.As inscrições serão avaliadas com base em critérios que utilizam um sistema de pontuação. Os critérios considerarão:
Formação artística
Experiência profissional
Conhecimento público do trabalho (mostras, exposições, apresentações, etc.)
Críticas profissionais
Referências profissionais
O projeto também será pontuado de acordo com:
Relevância para a Inglaterra / Brasil
Prática artística do candidato
Prova de pesquisa anterior sobre residência, etc
Potencial para chegar a um resultado alcançável ao longo do período de tempo previsto pelo prêmio
A qualidade artística da proposta constitui um critério de suma importância. Projetos de arte como meios para outras finalidades (por exemplo, ascensão social ou constituição de riqueza) não serão julgados pelo valor de suas finalidades, mas pelo valor artístico intrínseco da proposta em si, refletindo e reforçando a natureza de cunho artístico do projeto.
Os critérios de seleção utilizados pela comissão julgadora serão publicados no website e avaliados pelos conselheiros do Arts Council England, de forma a assegurar sua plena observância à legislação que prevê oportunidades iguais no Reino Unido, na União Européia e no Brasil, assim como outras leis. O British Council e o Arts Council England estão comprometidos com igualdade de oportunidades para os artistas e acolhe inscrições de artistas independentemente de sua raça, deficiência, sexo, classe ou orientação social
Este ano de 2008 o encerramento das inscrições foi no di 21 de janeiro.
http://www.artistlinks.org.br/

Fundação Cultural do Estado da Bahia divulga calendário de apoio cultural

A Fundação Cultural do Estado da Bahia lança calendário de apoio a projetos e atividades culturais para 2008. A intenção é organizar o recebimento de solicitações de apoio e melhor distribuir os recursos públicos por meio deste calendário. O incentivo, no valor de até R$ 10 mil, será concedido para projetos e atividades através de recursos financeiros diretos, impressão de material de divulgação, concessão de passagens aéreas e hospedagem para artistas, técnicos e outros profissionais da área cultural em Salvador. As propostas, juntamente com os documentos necessários, deverão ser protocoladas na Funceb ou enviadas pelo correio para o endereço abaixo.

Veja os Períodos de Solicitação de Apoios na FUNCEB

Impressão, Passagens e Hospedagem - Recursos Financeiros Diretos


http://www.fundacaocultural.ba.gov.br/noticias/2008/02fevereiro/2008-02-28-calendario_pro.htm

23° Festival Internacional de Cinema de Mar del Plata - Argentina

O fim para a inscrição desde prestigioso festival é 29 de Agosto. O 23° Festival Internacional de Cinema de Mar del Plata - Argentina. acontecerá de 4 a 14 de dezembro de 2008. O Festival inclui a Seleção Oficial, mostras e a Competição Latinoamericana, onde se entregará o prêmio "Che Guevara" entre outras sessões. Os curtas e longas devem ser produções realizadas depois de 1º de Dezembro de 2007.Para mais informações: www.mardelplatafilmfest.com

Editais de Circulação de Espetáculos 2008

Estão abertas as inscrições para os editais de Circulação de Espetáculos 2008. A Secretaria de Cultura selecionará quatro espetáculos de teatro, três de dança e três de música para apresentações em dez cidades do estado. O edital completo e a ficha de inscrição estão disponibilizados no site da Secretaria de Estado da Cultura: www.seec.pr.gov.br. Podem participar produtores e/ou grupos e companhias profissionais, que estejam sediadas no Paraná há mais de dois anos.Os projetos de espetáculos devem estar dentro das seguintes modalidades: Dança clássica e dança contemporânea; teatro de palco, teatro de rua e teatro de bonecos e, música popular e erudita. Após o preenchimento da ficha de inscrição, os interessados devem enviar suas propostas para a Secretaria de Estado da Cultura do Paraná até o dia 16 de julho.Este ano, o prêmio para os espetáculos ganhadores é de R$25 mil, sendo que este valor, mais a quantia arrecadada na bilheteria, destinam-se ao pagamento da produção do espetáculo e , ainda, as despesas com hospedagem, alimentação e transporte do grupo. Vale lembrar que em todas as sessões realizadas, o preço do ingresso não deve ser maior que R$5 (cinco reais).O concurso, lançado no ano passado, visa ativar a circulação de espetáculos culturais no Estado. A iniciativa já rendeu bons frutos, pois, a partir de experimentações e da mescla do popular ao erudito e à formas contemporâneas, conseguiu-se linguagens diversas nas apresentações. O Balé de Londrina e a Orquestra de Câmara de Londrina foram algumas das companhias premiadas.
Serviço:
Circulação de Espetáculos 2008 – inscrições até 16 de julho (quarta-feira). As fichas de inscrições estão à disposição dos interessados na Secretaria de Estado da Cultura do Paraná. Coordenadoria De Ação Cultural. Rua Ébano Pereira, 240 ou no sites www.seec.pr.gov.br e www.cultura.pr.gov.br. Mais Informações: (41) 3321– 4738 ou (41) 3321 – 4718.

Yanka Rudzka de Apoio à Montagem de Espetáculos de Dança

Este ano, serão apoiados um número maior de projetos, com valores diferenciados. Enquanto em 2007 foram repassados R$160 mil para quatro projetos, este ano serão R$440 mil para oito propostas, sendo quatro de até R$30 mil, duas de até R$60 mil e dois de até R$100 mil. Os espetáculos devem ser realizados na Bahia, com execução prevista até abril de 2009. As inscrições vão até o dia 22 de julho e devem ser feitas na sede da Fundação Cultural, localizada na Praça Tomé de Souza, Palácio Rio Branco, ou através da Caixa Postal 2485, Cep 40020970.

http://www.fundacaocultural.ba.gov.br/editais/2008/06/danca_yanka_rudzka/danca_yanka_rudzka.html

Secult BA - Edital 68+40

Aproveitando as comemorações sobre o ano de 1968 em todo mundo, a Secult lança um edital com propostas artísticas que tenham interesse em refletir sobre um dos anos mais importantes do século XX. Em ARTES-VISUAIS, o edital vai selecionar um projeto de exposição coletiva no valor de até R$ 50 mil. Em REGISTRO E MEMÓRIA DE DANÇA E TEATRO serão quatro projetos que resultem em exposição iconográfica ou vídeo-documentário, cada um no valor de R$ 50 mil. Na categoria MÚSICA, o edital vai selecionar um projeto de gravação de CD de releituras de músicas representativas dos anos 60 e show de lançamento no valor de R$ 200 mil. Na categoria LIVRO, o edital contempla um projeto no valor de R$ 50 mil para publicação e lançamento de livro com artigos, depoimentos, ensaios, entrevistas e ou textos ficcionais, incluindo registros visuais sobre a época.
Além disso, serão premiados um projeto de dez mini-documentários para RÁDIO no valor de R$ 40 mil, e um projeto para a produção de dez mini-documentários com registro de época e ou entrevistas no valor de R$ 60 mil para a categoria TELEVISÃO.
As inscrições vão até o dia 22 de julho e devem ser feitas na sede da Fundação Cultural, localizada na Praça Tomé de Souza, Palácio Rio Branco, ou através da Caixa Postal 2485, Cep 40020970.

Fonte: Fundação Cultural do Estado da Bahia

FICIFF – Festival Internacional de Cinema Independente de La Plata - FestiFreak

Até 12 de Setembro estarão abertas as inscrições para curtas-metragens com no máximo 15 minutos de duração. Poderão participar produções de todo o Mundo. O FICIFF – Festival Internacional de Cinema Independente de La Plata - FestiFreak, acontecerá entre os dias 18 e 26 de Outubro de 2008 no Centro Cultural Pasaje Dardo Rocha (Rua 50 entre 6 e 7, C.P. 1900 - Ciudad de La Plata - Buenos Aires – Argentina). Os selecionados concorrerão até 5 mil pesos em prêmios nas categorias: Ficção, Animação, Documental, Experimental e Vídeoclip.Os trabalhos deverão ser enviados para o Centro Cultural Pasaje Dardo Rocha. Mais informações, Regulamento e Inscrições no site oficial do FICIFF - www.festifreak.com.ar Na última edição do Festival realizada ano passado, foram recebidos mais de 300 curtas vistos por aproximadamente 8.000 pessoas em 10 dias de Festival e 100 exibições realizadas.*O FICIFF é uma organização do Grupo Freak, e conta com o apoio da Universidad Nacional de La Plata, Secretária de Cultura e Educação do Município de La Plata, Município de Berisso, Município de Ensenada, INCAA (Instituto Nacional de Cine y Artes Audiovisuales) e Repsol YPF.

Fonte: Banco Cultural / Leandro Valle

1º Festival "Revelando novos atores brasileiros"

Estão abertas as inscrições para o 1º festival "Revelando novos atores brasileiros". É esperada, de acordo com a organização, a participação de atores de mais de 3000 cidades Brasileiras.O Festival recebe as inscrições dos artistas, que começaram no dia 30 de Junho e vão até 31 de Novembro. Podem ser inscritos atores de qualquer região do país. Para concorrer o participante deve enviar um monólogo em DVD. A duração, segundo o regulamento, é para os vídeos de mínimo 30 segundos e máximo de 1 minuto.Para se inscrever, acesse o site: www.festivaiscinematograficos.com .No endereço o usuário encontra informações das regras e o formulário para participação. Os selecionados serão apresentados no dia 9 de dezembro, em São Paulo.

Temporada 2009 Teatro Sérgio Cardoso

A Associação Paulista dos Amigos da Arte (APAA), Organização Social de Cultura responsável pela programação e gestão dos teatros do Governo do Estado de São Paulo, FAZ SABER aos produtores artísticos do País que, entre os dias 01 de julho a 30 de agosto de 2008, receberá, para análise, propostas relativas à Temporada 2009, a ser implementada no TEATRO SÉRGIO CARDOSO (Salas Sérgio Cardoso e Paschoal Carlos Magno)da APAA no próximo exercício. Os projetos deverão versar sobre espetáculos abaixo especificado e deverão ser entregues na sede da APAA, localizada à Rua Conselheiro Ramalho 538 – Bela Vista, São Paulo, CEP 01325-000, telefone 3251-5122.a) teatro: adulto e infantilb) dança;c) artes circensesAs propostas deverão conter os seguintes itens:1) nome do espetáculo, com sinopse, release e ficha técnica;2) identificação do produtor responsável pelo projeto, com breve currículo de sua empresa e realizações anteriores; 3) material de apoio que o produtor julgar relevante para melhor avaliação do projeto: tal como gravações de som (CD) e imagens (DVD).Cada produtor poderá apresentar até 02 (dois) títulos, sendo cada um deles objeto de um projeto em separado. A análise dos projetos será feita pela Diretoria Artística e ratificada pelo Conselho de Administração da APAA.Caso considere necessário, a Associação poderá solicitar aos produtores informações complementares sobre os projetos. Os casos omissos serão dirimidos pela APAA, não cabendo qualquer espécie de recurso.

Fonte: Teatro Sérgio Cardoso / Associação Paulista dos Amigos da Arte

Programa BNB de Cultura – Edição 2009






O BANCO DO NORDESTE consolidando seu papel de principal agente do GOVERNO FEDERAL para a promoção do desenvolvimento da Região Nordeste, entende que o acesso aos bens culturais é parte integrante e indissociável na construção de nossa identidade e um direito social básico para o exercício democrático.
As ações de apoio à cultura local promovidas pelo BANCO DO NORDESTE estabelecem, tanto na forma de patrocínio direto à produção e à difusão de manifestações culturais, quanto por meio de linhas de financiamento e de ações estratégicas que promovam diretamente a possibilidade de participação da comunidade nordestina no movimento cultural da região, a exemplo da criação e manutenção de seus Centros Culturais, em número de três, sendo um em Fortaleza, um no Cariri, instalado no município de Juazeiro do Norte-CE e outro em Sousa, no Estado da Paraíba, atuando nos municípios que integram a região do Alto Sertão Paraibano.
Em continuidade ao processo de acesso aos recursos que são destinados anualmente ao desenvolvimento da cultura e entendendo que esta forma ética e transparente de seleção dos
projetos culturais a serem apoiados pelo BANCO DO NORDESTE permitirá a eqüidade de
oportunidades aos usos e fazeres culturais e uma melhor destinação de esforços para o
fortalecimento da cultura nordestina, é que se abre o Edital do PROGRAMA BNB DE CULTURA 2008.
Edição 2008, que patrocinará com recursos próprios, no valor de R$ 3.000.000,00 (três milhões de reais) projetos nas áreas de música, literatura, artes cênicas, artes visuais, audiovisual e área
de artes integradas ou não específicas.




www.bnb.gov.br/content/aplicacao/Eventos/Programa_BNB_Cultura_2008/docs/editalbnbcultura2008.pdf