quinta-feira, 29 de maio de 2008

Fundação O Boticário de Proteção à Natureza - Editais Semestrais


O Programa de Incentivo à Conservação da Natureza, por meio dos editais semestrais, tem por objetivo patrocinar projetos que contribuam efetivamente para a conservação da natureza no Brasil, por meio do apoio a ações nas seguintes linhas temáticas: Conservação de espécies e comunidades silvestres em ecossistemas naturais; Políticas voltadas à conservação de ecossistemas naturais; Regeneração de ecossistemas naturais; Prevenção ou controle de espécies invasoras; Criação ou manejo de unidades de conservação; e, Pesquisa sobre vulnerabilidade, impacto e adaptação de espécies e ecossistemas às mudanças climáticas.Projetos cujos objetivos estão voltados ao controle de efluentes, reciclagem de lixo, ou ambientes criados pela atividade humana como represas não são foco de apoio da Fundação O Boticário. Da mesma forma, atividades de educação ambiental somente serão patrocinadas quando contextualizadas dentro de um problema ambiental específico, de modo que fique caracterizado o seu emprego como ferramenta para atingir um resultado de conservação específico e não como fim em si. Em adição, projetos de educação somente serão considerados caso venham acompanhados de metodologia pedagógica definida.São consideradas propostas prioritárias aquelas que: Tragam resultados concretos imediatos para a conservação; Representem esforços de médio e longo prazo da equipe proponente visando atingir impacto duradouro para a conservação dos hábitats e espécies alvos da proposta; Gerem informações básicas imprescindíveis para a tomada de medidas conservacionistas, mas que estejam claramente ligadas a ações futuras para utilização do conhecimento obtido; Elucidem aspectos relevantes ou promovam a conservação de hábitats ou espécies chave para o funcionamento de ecossistemas (como manguezais e matas de galeria entre outros); Elucidem aspectos relevantes ou promovam a conservação de hábitats ou espécies ameaçadas; e, Promovam a ampliação do conhecimento e conservação de ambientes naturalmente isolados ou relictuais como ilhas, campos de altitude, entre outros.
Fundação O Boticário de Proteção à Natureza adota um calendário fixo para inscrição, análise e seleção de propostas de projetos no Programa de Incentivo à Conservação da Natureza. São duas inscrições anuais:
VIA CORREIO:
1º semestre - até 31 de março* 2º semestre - até 31 de agosto** Vale a data de postagem.
VIA ON-LINE:
1º semestre - até 24 de março* 2º semestre - até 24 de agosto**Até a meia-noite.
Antes de preencher o Formulário de Inscrição de Propostas, confira no documento para download abaixo as especificações, orientações e requisitos necessários.

Formulário de Inscrição de Propostas

A Fundação O Boticário adotou formulários próprios para a apresentação das propostas de projetos para padronizar os procedimentos de análise e seleção.
Você pode encaminhar sua proposta pelo site da Fundação. Clique aqui para preencher seu cadastro e ter acesso ao formulário online.
Também é possível enviá-la pelo correio. Neste caso, é necessário fazer o download disponível abaixo e seguir as instruções indicadas no documento. É necessário atender todos os requisitos para inscrição da proposta, conforme descrito nos formulários e orientações do formulário disponível abaixo e seguir as instruções que seguem.
O formulário deverá ser IMPRESSO em UMA VIA e encaminhado pelo correio, juntamente com as licenças ambientais cabíveis, a carta de apresentação e um CD contendo o formulário preenchido (o CD deverá ser acessível em qualquer computador).
Endereço de envio
Fundação O Boticário de Proteção à Natureza
Apoio a Projetos
R. Gonçalves Dias, 225.Batel Curitiba PR CEP 80240-340

NÃO SERÃO ACEITAS PROPOSTAS APRESENTADAS FORA DOS FORMULÁRIOS, AINDA QUE USANDO ROTEIRO EQUIVALENTE.

QUEM PODE SUBMETER PROPOSTAS
Os editais de apoio a projetos da Fundação O Boticário são destinados somente a pessoas jurídicas sem fins lucrativos, como organizações não-governamentais ou Fundações.
A instituição responsável responderá pela representação jurídica do projeto por meio da pessoa que a representa legalmente, com comprovação em ata de eleição e estatuto.
Além da figura do representante legal, a instituição deve indicar um responsável técnico, que normalmente é quem a executa, além da equipe executora do projeto. O representante legal pode acumular a função de responsável técnico, desde que efetivamente atue como executor/coordenador do projeto.
Não serão aceitas inscrições de propostas de pessoas físicas ou de organizações com fins lucrativos.
Serão consideradas ainda inelegíveis propostas que se enquadrem em uma das situações abaixo:
1) Possuir em sua equipe executora um responsável técnico de projeto em andamento, apoiado pela Fundação O Boticário, não finalizado, cujo orçamento realizado tenha sido, até o momento de inscrição da nova proposta, inferior a 50% dos recursos aprovados no caso de projetos de 12 meses e inferior a 75% dos recursos no caso de projetos de 24 meses.
2) Possuir em sua equipe executora um responsável técnico de projeto em andamento, que tendo expirado o prazo de contrato de patrocínio da Fundação O Boticário, ainda permaneça com pendências contratuais, sejam de ordem administrativa, técnica ou financeira.
3) Instituições com pendências financeiras após o prazo de término de contratos sob sua responsabilidade.
4) Responsáveis técnicos e/ou instituições com histórico de reincidentes atrasos sem prévia autorização ou justificativas aceitáveis no envio de relatórios técnico-financeiros.5) Instituições com histórico de reincidência no envio de comprovantes de despesas sem a devida comprovação de recolhimento fiscal, seja para pagamento de pessoal ou aquisição de suprimentos e equipamentos.
http://internet.boticario.com.br/portal/site/fundacao

Nenhum comentário: